A tecnologia está cada vez mais presente nas empresas, e, com as transportadoras, não poderia ser diferente. Esse setor está explorando alguns recursos, como a robótica, os sistemas de gestão integrada e a automação logística, com o intuito de aprimorar a prestação de serviços.
Atualmente, essa solução pode ser implementada ao processo de fluxo de materiais, armazenagem e expedição. Por isso, é importante investir em formas de melhorar os resultados e aumentar a eficiência dos serviços.
Pensando nesses benefícios, apresentaremos, ao longo deste artigo, algumas das formas pelas quais essa estratégia é capaz de otimizar as práticas de sua empresa. Boa leitura!
O que é a automação logística?
O conceito de automação logística se refere a todos os recursos tecnológicos disponíveis em um sistema de gerenciamento de transportes ou TMS (sigla inglesa de Transportation Management System).
A automação, portanto, se relaciona com a redução de tarefas manuais no processamento de fretes e com a aquisição de melhores opções de transporte. Além disso, o sistema pode ser configurado de modo que o gestor possa obter notificações automáticas e atualizações em tempo real das informações de frete.
Quais são as melhores práticas e os seus resultados?
É fundamental conhecer como o investimento em tecnologia pode funcionar na prática e o que esperar dessa renovação tecnológica.
Eliminação de erros
A ocorrência de falhas humanas tende a elevar os custos de transporte, gerando situações altamente incômodas, tais como ter que pagar duas vezes por um único envio ou suportar um valor maior devido à classificação incorreta de uma mercadoria.
Esses erros também afetam a relação com os clientes que não recebem as suas mercadorias de acordo com a sua solicitação. Nesse cenário, os recursos da automação de processos logísticos servem para propiciar:
- a integração dos produtos por meio do seu sistema de gestão;
- o acesso ao cadastro de clientes e ao catálogo de endereços;
- o processamento e o armazenamento automáticos; e
- a contabilização dos custos com combustível e acessórios.
Com isso, o gestor tem a garantia de que inconsistências em seus registros serão eliminadas, o que favorece a confiabilidade dos processos de trabalho.
Economia de recursos
A minimização dos custos é um dos objetivos mais importantes para a gestão de uma empresa de transportes. Esse é um setor competitivo e que depende de investimentos elevados para a sua manutenção.
Isso resulta em uma margem de lucro baixa, o que pode afetar a saúde financeira do negócio. Para contornar essa situação e promover a redução dos custos de transporte, a automação em um TMS facilita aos usuários a execução de políticas que ofereçam economias imediatas de frete.
Isso significa que, para melhorar o desempenho da operação, é recomendado fazer o uso de um sistema desenvolvido com uma arquitetura de aplicações de última geração. Quando isso acontece, a ferramenta está apta a receber e processar taxas de operadoras em tempo real, desde que disponha de uma conexão com a Internet.
Não se trata de reduções pontuais, mas, sim, quanto ao ROI efetivo, baseado em acesso dinâmico às tarifas e aos custos, em tempo real. Quando o gestor tem várias operadoras de transporte, é possível tomar decisões mais precisas.
Dessa forma, o processo de escolha pode estabelecer critérios baseados no custo, no tempo de trânsito e na segurança, fazendo a melhor opção para cada embarque específico e economizando dinheiro em curto e em longo prazo.
Melhor atendimento ao cliente
Você já parou para calcular quanto pode custar para o seu negócio perder um cliente? Qual percentual da sua rentabilidade está atrelado ao contrato de poucos clientes? Como a sua empresa seria capaz de manter a saúde financeira caso um contrato fosse encerrado?
Essas perguntas servem para que o gestor tenha real clareza sobre o impacto que o relacionamento com os seus clientes pode ter sobre o seu desempenho. Não estamos falando apenas de finanças, mas também da sua reputação e do reconhecimento no mercado.
Por esse motivo, a automação de processos logísticos proporciona um monitoramento de fornecedores preciso, com levantamentos automáticos, seguros adequados e contabilidade de frete construída de acordo com suas especificações personalizadas.
Dessa forma, por meio do recebimento de notificações automáticas, tanto você quanto o seu cliente sabem exatamente quanto custará o frete e quando o produto chegará a seu destino final.
Ganho em eficiência operacional
O serviço prestado pelas transportadoras vai muito além da simples movimentação de mercadorias dentro do prazo. Essa é uma atividade considerada estratégica para o atendimento das demandas de fabricantes e de seus clientes.
Isso quer dizer que esse processo de terceirização é uma parceria importante que passa a englobar a gestão do estoque e o planejamento do reabastecimento. Com isso, as empresas passam a funcionar de forma integrada, mantendo a gestão e o acompanhamento dos resultados centralizados.
Monitoramento dos indicadores de desempenho
Dificilmente, encontraremos, no mercado, um sistema de gestão que não inclua a funcionalidade de acompanhamento de indicadores e relatórios. Essa função pode ser personalizada para gerar relatórios sobre as atividades de maior impacto, como:
- o volume de entregas realizadas;
- o prazo médio de entrega;
- o percentual de erros no processamento de pedidos; e
- o total de pedidos fora do prazo.
Os sistemas fornecem o processamento de dados e a geração de relatórios confiáveis e precisos para subsidiar a tomada de decisão. A gestão da informação está cada vez mais presente nas empresas para ajudar a compreender como problemas podem ser solucionados e qual o impacto de gargalos na operação.
Acesso a dados e análises em tempo real
Ao acessar dados e relatórios em tempo real, o seu processo de tomada de decisões é favorecido com informações precisas acerca de padrões e históricos.
Por exemplo, é possível descobrir que, em 80% das vezes, você escolheu a transportadora “A” porque ela apresentava menores custos, mas que ela atrasa 20% das entregas, gerando para o seu negócio um problema com um atendimento ao cliente ineficiente.
Permitir a criação de uma imagem tão negativa da empresa apenas para economizar no custo do transporte pode prejudicar seus resultados em longo prazo, dificultando a atração de novos clientes e aumentando as chances de perder os atuais.
Sendo assim, o acesso a dados valiosos, ao alcance da sua mão, com a automação de processos logísticos simplifica a avaliação do custo total de suas decisões a fim de evitar futuras ineficiências.
Por fim, é fundamental destacar como a renovação tecnológica de uma empresa começa como um estudo cuidadoso das suas necessidades e dos processos. A automação logística é a solução que pode transformar a realidade do negócio, contudo, é preciso dedicar tempo para planejar essa renovação.
Agora, se você gostou do nosso artigo e quer saber mais sobre as nossas soluções, entre em contato conosco e tire as suas dúvidas!
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