automacao-de-processos-como-comecar.jpeg automacao-de-processos-como-comecar.jpeg

Automação de processos: como começar?

4 minutos para ler

Os profissionais envolvidos com Supply Chain nas empresas sabem que, mais cedo ou mais tarde, terão que adotar boas soluções informatizadas a fim de aperfeiçoar seus processos logísticos, gestão de estoque, relacionamento com os colaboradores e de movimentação de produtos. Mas afinal, quando o gerente se decide pela automação dos processos na empresa, o que deve ser feito primeiro? Como começar? Quer saber dessas e de outras respostas? Então confira o post que preparamos para você saber por onde começar na automação de processos.

Faça o mapeamentos dos seus processos

A primeira coisa a ser feita é mapear os processos que existem dentro de sua organização, dentre aqueles que possam ser automatizados. Escolha, sobretudo, as tarefas repetitivas, nas quais não há valor humano agregado. A iniciativa vai, desde já, evitar os erros humanos e poupar tempo na execução das tarefas.

Pense em seus objetivos

Entenda onde você quer chegar com a automação dos processos em sua empresa. Isso vai ajudá-lo não só a selecionar os melhores recursos para sua organização, bem como terá um ótimo caminho para aferir os resultados obtidos. O planejamento estratégico deve ser feito levando em conta, é claro, esses objetivos a médio e longo prazo.

Construa uma cultura que abraçe a automação

Os funcionários ficam muitas vezes relutantes de abraçar a automação, porque pensam que a tecnologia poderá lhes fazer perder o emprego. Mas se a automação começar na empresa com os processos mais fáceis e, gradativamente, for crescendo para outras responsabilidades e afazeres, a equipe poderá visualizar como tudo funciona. Falar sobre automação para seus colaboradores também é importante. Mostre-lhes como será possível economizar tempo em suas funções atuais e como isso pode proporcionar o crescimento profissional deles, até em novos cargos dentro da empresa.

Escolha um parceiro de tecnologia

Encontrar o melhor fornecedor de soluções de gestão de estoques (VMI – Vendor Managed Inventory e SCM – Supply Chain Management) não precisa ser um desafio. Na hora em que for adquirir um software para colocar a automação em prática, analise se a empresa já possui anos de mercado e tem como lhe proporcionar o nível certo de escopo, tecnologia e inovação para o seu Supply Chain.

Compare ao seu redor

Supõe-se que o software escolhido vai tornar todo o seu negócio mais fácil de ser executado e mais confiável na obtenção e organização de informações. A ideia é conseguir eficiência e maior competitividade. Só que escolhas erradas comumente trazem frustração e a sensação de que houve despesas à toa. Portanto, além de alinhar a solução de automação com seus objetivos, compare ao redor. Veja o que tem funcionado para seus vizinhos e concorrentes no mercado e avalie as opções diferentes que você também poderia adotar. Dê uma olhada em volta para o que está disponível e tome uma decisão com base em suas necessidades de negócios.

A tecnologia é um dos principais remédios que um gestor pode utilizar com o objetivo de otimizar os processos de sua empresa. As atividades se tornarão mais ágeis, exigindo menos tempo e esforço de sua equipe. Você já pensou em automatizar seus processos de Supply Chain? Conte pra gente através dos comentários!

 

 

ORBIT Logistics é um dos principais fornecedores mundiais de soluções de gerenciamento de estoque (VMI – Vendor Managed Inventory e SCM – Supply Chain Management) e aquisição de dados em tempo real.

Nossa empresa, fundada em 2003, fornece um sistema modular para gerenciamento e automação da cadeia de suprimentos, atendendo clientes globais a partir de escritórios em Leverkusen (Alemanha), Atlanta (EUA), São Paulo (Brasil) e Shanghai (China). Uma equipe altamente qualificada, composta por mais de 40 engenheiros e técnicos, oferece soluções “turn key” personalizadas para gestão e monitoramento de processos.

Para mais informações:

ORBIT Logistics Brasil
www.orbitlog.com.br
dante@orbitlog.com.br

Tel.: (11) 3796-1755 / 1756
Cel.: (11) 96420-1701

Posts relacionados

Deixe um comentário