automacao-de-pedidos-otimize-a-logistica-da-sua-empresa.jpeg automacao-de-pedidos-otimize-a-logistica-da-sua-empresa.jpeg

Automação de pedidos: otimize a logística da sua empresa

4 minutos para ler

O processo de vendas é de grande importância para qualquer empresa, envolvendo uma série de procedimentos que vão desde o atendimento do cliente até a logística de distribuição dos produtos. Uma falha em uma das etapas pode comprometer toda a venda e, inclusive, levar à perda do comprador. A automação de pedidos é um mecanismo que pode facilitar essa cadeia e tornar o trabalho mais eficiente.

Essa ferramenta consiste em estabelecer uma interface capaz de processar todos os pedidos recebidos pela empresa, gerenciar a saída dos mesmos, melhorar o controle de estoques, diminuir o tempo gasto pelos funcionários nas rotinas diárias de venda, além de reduzir as chances de erros que envolvem a troca e devolução de mercadorias. Ou seja, um sistema que torna eficiente a relação entre empresa, colaboradores, fornecedores e clientes.

Isso sem contar a contribuição que a automação de pedidos tem para a redução de custos. Afinal, o processamento das solicitações de mercadorias é mais rápida e aumenta a produtividade do negócio. Além de reduzir erros fazendo com que a empresa tenha menos gasto nesse setor. Tal maior eficiência ainda garante o aumento das vendas e da satisfação dos clientes. E para te falar ainda mais dos benefícios que você pode ter com essa automação, listamos no post de hoje informações que podem ser extremamente favoráveis às suas práticas internas. Acompanhe!

 

Automação de pedidos entre empresas

Se os controles internos de solicitações já é um desafio para as empresas, imagina quando o sistema logístico depende da integração com outras companhias. Quanto mais amplo os processos, mais complicados eles se tornam. Porém, tecnologias têm sido desenvolvidas para facilitar esse trabalho e minimizar os erros, levando ao aumento da produtividade e a redução dos custos relacionados à logística.

O Eletronic Data Interchange (EDI) é um sistema de integração entre as empresas que estabelece um mecanismo de troca de informações e dados de maneira eletrônica, ou seja, com menos intervenção humana durante o processo. Nesse caso, as chances de erros humanos são minimizadas, pois nada é inserido manualmente. Em um primeiro momento, podemos afirmar que não são lançados dados de maneira errônea ou informações digitadas erradas.

 

Sinônimo de ganho de tempo para a empresa

Já que os dados são lançados mais rapidamente pela automatização do sistema, além de gerar a economia de recursos, como mão de obra e papel, a empresa terá maior prazo para trabalhar em aspectos de maior relevância. A agilidade nos negócios também é ocasionada pela transmissão de informações rotineiras, como nos casos de faturas, notas fiscais, notificações de envio e recebimento e, claro, no despacho de encomendas.

Essa agilidade na troca de dados traz benefícios não só para as empresas envolvidas no processo, mas também para os clientes, que passam a ter um nível de informação maior em relação aos seus pedidos. Eles podem rastrear e acompanhar todo o processo desde o momento em que fazem a solicitação de alguma mercadoria. E ao final, recebem de maneira cômoda as notas. Existe aí a redução da burocracia comum aos sistemas de vendas.

A automação de pedidos com um EDI traz mais praticidade a todos que convivem com os sistemas logísticos e os desafios inerentes a esse setor. A sua empresa possuí uma interface de automação de produtos? Conte-nos o que achou em contar com um sistema desses através dos comentários. Participe da conversa.

 

 

ORBIT Logistics é um dos principais fornecedores mundiais de soluções de gerenciamento de estoque (VMI – Vendor Managed Inventory e SCM – Supply Chain Management) e aquisição de dados em tempo real.

Nossa empresa, fundada em 2003, fornece um sistema modular para gerenciamento e automação da cadeia de suprimentos, atendendo clientes globais a partir de escritórios em Leverkusen (Alemanha), Atlanta (EUA), São Paulo (Brasil) e Shanghai (China). Uma equipe altamente qualificada, composta por mais de 40 engenheiros e técnicos, oferece soluções “turn key” personalizadas para gestão e monitoramento de processos.

Para mais informações:

ORBIT Logistics Brasil
www.orbitlog.com.br
dante@orbitlog.com.br

Tel.: (11) 3796-1755 / 1756
Cel.: (11) 96420-1701

Posts relacionados

Deixe um comentário