Atendimento ao cliente merece atenção especial na Indústria 4.0

4 minutos para ler

Que sejamos todos muito bem recebidos pela 4ª Revolução Industrial, também conhecida como Industria 4.0. Sim, é isso mesmo: estamos entrando em uma nova era da produção mundial, muito mais enérgica, dinâmica e eficaz que qualquer outra que já existiu. 

Nesse sentido, entenda que a imagem ainda tradicional de fábricas barulhentas e com linhas de produção complexas tende a ser substituída por um modelo amplamente tecnológico.

Aqui, o ponto a destacar é que, nessa transição industrial que está acontecendo, não são apenas os processos que estão sendo aprimorados, mas também as características dos clientes em relação aos seus hábitos e exigências. 

Foi pensando nisso que elaboramos este artigo para falar sobre a atenção especial que o cliente merece na Indústria 4.0. Continue a leitura e confira!

 

O que é a Indústria 4.0?

Em primeiro lugar, é importante ter bem claro o que é a Indústria 4.0. Sob uma visão geral, essa revolução pode ser descrita como uma proposição que engloba as principais inovações tecnológicas no que diz respeito aos âmbitos da produção fabril. 

Para ilustrar, pegaremos como exemplo os Sistemas Ciber-Físicos, a Internet das Coisas e a Inteligência Artificial, tecnologias que já estão sendo utilizadas para automatizar os processos produtivos. Tais avanços permitem com que as empresas tornem as suas cadeias de produção mais customizáveis, colaborando para o ganho de eficácia organizacional. 

Em resumo, a indústria 4.0 se refere a um contexto de fábricas inteligentes, impactando significativamente nos mais diversos setores do mercado. Haverá, enfim, uma conexão total entre as máquinas e os computadores. 

 

Como lidar com o perfil do cliente da Indústria 4.0? 

Vamos agora ao que de fato pretendemos com este conteúdo: mostrar o que você deve fazer para melhor lidar com o perfil do cliente da 4ª Revolução Industrial. Acompanhe abaixo.

 

  • Automatizar os processos e facilitar a sua vida ao máximo 

Automatize tudo o que for possível, facilitando a sua vida ao máximo! Geração de boletos automáticos, uso de QR Code, permissões para contratar serviços pelo smartphone: a ideia é proporcionar aos compradores simplicidade, comodidade e mobilidade de compra.  

 

  • Engajar-se nas redes sociais

O cliente da Indústria 4.0 é imediatista, sendo as redes sociais o seu ponto de contato preferido. Isso significa que, para um bom atendimento, é de fundamental importância que as empresas estejam não apenas presentes nessas mídias, mas que também realizem um ótimo trabalho. 

Nesse contexto, a palavra-chave é “engajamento”. Tecnicamente falando, é necessário conversar de forma ativa com os seguidores, responder as suas perguntas o mais rápido possível, realizar promoções e interagir com todos os clientes que fazem algum tipo de menção, por exemplo.   

 

  • Estabelecer uma comunicação omnichannel

Outro aspecto a salientar é que o cliente da Indústria 4.0 deseja poder se comunicar com a empresa em qualquer lugar, independentemente de onde esteja. É por essa razão que você deve estabelecer uma comunicação omnichannel, diversificando os seus canais de atendimentos e se fazendo presente nos meios online e offline. 

Para concluir, é essencial, além de aplicar as nossas sugestões, realizar um estudo mais específico quanto ao perfil desse cliente. Conhecê-lo de maneira mais profunda é indispensável para a entrega de uma experiência realmente satisfatória. 

O que achou deste artigo sobre Indústria 4.0? Gostou? Então compartilhe-o em suas redes sociais para que os seus colegas de profissão também se informem sobre o assunto!

 

ORBIT Logistics é um dos principais fornecedores mundiais de soluções de gerenciamento de estoque (VMI — Vendor Managed Inventory e SCM — Supply Chain Management) e aquisição de dados em tempo real.

Nossa empresa, fundada em 2003, fornece um sistema modular para gerenciamento e automação da cadeia de suprimentos, atendendo clientes globais a partir de escritórios em Leverkusen (Alemanha), Atlanta (EUA), São Paulo (Brasil) e Shanghai (China). Uma equipe altamente qualificada, composta por mais de 40 engenheiros e técnicos, oferece soluções “turn key” personalizadas para gestão e monitoramento de processos.

Para mais informações:

ORBIT Logistics Brasil
www.orbitlog.com.br
dante@orbitlog.com.br

Tel.: (11) 3796-1755 / 1756
Cel.: (11) 96420-1701

Posts relacionados

Deixe uma resposta