As tendências da logística para o futuro que você precisa conhecer ainda hoje!

3 minutos para ler

Empresas de todo mundo estão aprendendo a lidar com o fato de que precisam estar atentas às tendências da logística, já que as mudanças tecnológicas andam aceleradas.

O setor logístico é essencial para concretizar a satisfação do cliente com os serviços da empresa e a tecnologia tem tudo para contribuir neste processo.

Neste artigo trouxemos algumas tendências da logística para o futuro, separadas por áreas, para que você fique por dentro das novidades do setor.

Tendências para área de Transporte

Sistema de Gestão de Transporte (TMS)

Como hoje o TMS pode ser customizado e ainda ser integrado a nuvem, está mais acessível entre médias e pequenas empresas. 

É essencial para organização da gestão de transporte, controla veículos, equipamentos e processos e ainda simula opções de fretes e rotas que ajudam a reduzir custos. 

Entregas por veículos autônomos e drones

Ainda em fase de testes, estudos e regulamentação, o uso de drones e veículos autônomos

evitam o contato humano, são ágeis e podem ser controlados a distância com segurança.

Rastreamento por dispositivos de registro eletrônico

Estes dispositivos fazem o registro automático do tempo de condução de um veículo, dados do motor, quantos quilômetros foram percorridos e dispõe estes dados em tempo real.

Em alguns países o uso desses dispositivos já é exigido por lei, para melhor controle dos veículos em circulação e segurança.

Tendências na área de Estoque e Armazenagem

Gestão de produtos com IoT (internet das coisas)

A gestão de produtos é mais eficiente com a IoT que facilita a contagem por meio de seus sensores de proximidade, reduz erros e rastreia cada item, até chegar ao cliente final.

Serviço em nuvem

As aplicações em nuvem permitem o acesso e o controle de qualquer colaborador ou gestor ao sistema logístico da empresa de qualquer lugar. 

Inteligência artificial

A I.A será cada vez mais fundamental para logística por automatizar os processos e ainda contribuir para previsão de demanda, otimizando o controle de estoques e armazéns.

Dispositivos wearables

São tecnologias vestíveis (acessórios como relógios) que funcionam geralmente conectados à um sistema bluetooth.

Na logística são úteis para a coleta de dados de inventario, organizar e manter o sistema de gestão de armazém atualizado em tempo real. 

Aproveitamento de espaço com a Verticalização

Um armazém vertical, por ser menor, demanda uma equipe menor e simplifica as rotinas de fluxos de mercadorias, por isso, são mais eficientes.

Tendência de Distribuição e Entrega

Entrega antecipada (Anticipatory Shipping)

O uso de I.A. é a base desse sistema que detecta os costumes e intenções de compras dos usuários.

Com esses dados, os produtos desejados são encaminhados ao centro de distribuição mais próximo do cliente, o que agiliza a entrega. 

Blockchain

Com esta tecnologia as informações são criptografas evitando extravio de informação, garantindo maior segurança. O banco de dados é atualizado constantemente.

Full

O sistema Full (cheio) tem ganhado a simpatia dos consumidores porque garante a compra, pagamento e entrega do produto no mesmo dia. 

Se você quer ter acesso a mais conteúdos sobre o gerenciamento de processos logísticos, siga as nossas páginas no Facebook e no Linkedin para manter-se atualizado sobre as principais novidades do setor!

Posts relacionados

Deixe um comentário