As 4 tendências da área de logística que você deve ficar de olho As 4 tendências da área de logística que você deve ficar de olho

As 4 tendências da área de logística que você deve ficar de olho

4 minutos para ler

Acompanhando as inovações no campo tecnológico e digital e as novas necessidades do mercado, toda empresa deve se atualizar e implementar mudanças na área de logística. Só assim será possível garantir sucesso para seu negócio e um espaço entre os concorrentes.

Confira a seguir quatro boas tendências que você deve ficar atento a fim de inovar a logística de sua empresa!

Capacitação ampla dos funcionários

As exigências para os profissionais crescem em todos os setores. Eles precisam se atualizar periodicamente, aprender as novas estratégias e tecnologias, fazer novos cursos e treinamentos para poder executar suas atividades com melhor desempenho e eficiência.

O desenvolvimento de qualquer negócio está ligado diretamente à capacitação dos funcionários da empresa. Funcionários mais capacitados realizam atividades com maior agilidade e eficiência, oferecendo melhores resultados e otimizando a produtividade. São capazes de atender melhor o cliente, respeitando prazos e oferecendo maiores possibilidades de captação e fidelização.

Outra vantagem de dispor de funcionários capacitados é que eles possuem mais iniciativa, sendo capazes de resolver problemas e propor soluções de forma independente, o que representa otimização de tempo e redução de custos para a empresa.

Fluxo contínuo de informações

Um dos maiores trunfos com que uma empresa pode contar é o acesso e a distribuição de informações, que são fundamentais para a cadeia logística, relacionadas a fornecedores, clientes, funcionários, transporte, armazenamento, estoque e assim por diante.

Quanto mais informações fluírem, com maior rapidez e segurança, os processos certamente serão beneficiados com maior agilidade e eficiência. Nesse sentido, as novas tecnologias têm se mostrado muito valiosas. É o caso dos sistemas automatizados de gestão, que sofrem contínuas melhorias e são oferecidos em módulos separados para atender as necessidades e condições financeiras de qualquer empresa.

Diferentes softwares são desenvolvidos com a finalidade de integrar diferentes áreas de uma empresa e aprimorar o fluxo de informações. Entre as ferramentas utilizadas, merece destaque o Big Data, que vem sendo usado por empresas famosas com finalidades diversas, mas sempre apresentando resultados positivos. O fluxo contínuo de dados e informações que o Big Data proporciona é uma fonte muito rica para o desenvolvimento logístico de qualquer organização.

Logística reversa

Consequência direta do desenvolvimento do e-commerce, que aumenta cada vez mais seu campo de alcance e seu potencial, a logística reversa caracteriza-se pela inovação dos modelos de negócio, de forma a satisfazer um público cada vez maior, mais acessível e mais exigente.

Na verdade, apesar de todo o desenvolvimento tecnológico e do comércio eletrônico, os consumidores ainda se sentem indecisos quanto à segurança das compras realizadas pela internet. Os novos modelos de negócio buscam garantir ao consumidor que ele não será prejudicado, oferecendo garantias, desenvolvendo politicas eficazes de trocas e devoluções (inclusive, devolução de dinheiro), formas de pagamento seguras e diversificadas, aperfeiçoando o sistema de comunicação com o público.

Economia sustentável

Não há como fugir dessa realidade. A tendência é que, em breve, todas as empresas estejam inseridas no contexto da economia sustentável, que faz uso de práticas ecologicamente corretas para produzir e gerar renda.

Nesse sentido, a tecnologia vem a favor da logística, oferecendo alternativas de reutilização de recursos (incluindo água e embalagens), destinação adequada de resíduos industriais, aproveitamento de outras fontes de energia (como a energia solar e eólica), gerenciamento eficiente de rotas (que contribui, em especial, para economizar combustível), uso de produtos/materiais que não agridem o meio ambiente, apresentam eficiência e, em geral, representam menos custos para a empresa.

Você já está engajado nas novas tendências para a área de logística? Está aplicando novas soluções na execução de suas atividades? Deixe o seu comentário! E para receber mais novidades não deixe de assinar a nossa newsletter!

 

 

ORBIT Logistics é um dos principais fornecedores mundiais de soluções de gerenciamento de estoque (VMI – Vendor Managed Inventory e SCM – Supply Chain Management) e aquisição de dados em tempo real.

Nossa empresa, fundada em 2003, fornece um sistema modular para gerenciamento e automação da cadeia de suprimentos, atendendo clientes globais a partir de escritórios em Leverkusen (Alemanha), Atlanta (EUA), São Paulo (Brasil) e Shanghai (China). Uma equipe altamente qualificada, composta por mais de 40 engenheiros e técnicos, oferece soluções “turn key” personalizadas para gestão e monitoramento de processos.

Para mais informações:

ORBIT Logistics Brasil
www.orbitlog.com.br
dante@orbitlog.com.br

Tel.: (11) 3796-1755 / 1756
Cel.: (11) 96420-1701

Posts relacionados

Deixe uma resposta