As 4 melhores dicas para melhorar a comunicação na logística As 4 melhores dicas para melhorar a comunicação na logística

As 4 melhores dicas para melhorar a comunicação na logística

4 minutos para ler

A comunicação na logística é essencial para que o setor possa criar soluções ágeis e aprimorar os processos. Apesar da clareza da importância que ela possui, nem sempre é simples fazer com que ela flua, seja clara e assertiva. Pensando nisso, daremos 4 dicas a respeito de como melhorar a comunicação neste setor. Quer saber que dicas são essas? Continue a leitura e confira agora mesmo!

Estimule a motivação dos colaboradores

É sabido que a logística é uma área que atua constantemente sob pressão e quão estressante isso pode ser para alguns colaboradores. Logo, é essencial trabalhar a motivação dos funcionários.

Isso pode ser feito, principalmente, através do ato de ressaltar a importância de seu trabalho e de que forma ele afeta os resultados de outras pessoas e outros setores. Quando o colaborador entende melhor de onde surge sua demanda e o que é feito em continuidade ao seu trabalho, é possível obter maiores níveis de comprometimento — isso inclui a melhora da comunicação e compartilhamento de informações.

Aplique o endomarketing para melhorar a comunicação na logística

O endomarketing pode ser definido, de forma resumida, como o planejamento e a criação de ações de marketing voltadas para o público interno da empresa — colaboradores, acionistas, representantes, etc.

Através dele as empresas buscam melhorar sua relação com os funcionários e criar maior identificação deles com a marca. Essa identificação contribui para que o trabalho seja feito com maior preocupação e qualidade e isso inclui promover uma comunicação mais ágil e clara. Tanto do RH com os funcionários, quanto entre os próprios colaboradores e os setores.

Implemente a cultura da colaboração

Uma das formas de melhorar a comunicação é fazer com que os colaboradores sejam mais participativos. Isso pode ser feito através da estimulação do brainstorming, de uma gestão mais participativa, oferecendo mais autonomia na tomada de decisões, entre outras coisas.

Quando os funcionários são estimulados a participarem de forma mais ativa, a comunicação automaticamente passa a fluir melhor, tanto na troca de ideias, quanto na sugestão de novas soluções.

Utilize um sistema de gestão

Um sistema de gestão, além de automatizar os processos, torná-los mais confiáveis, aumentar a produtividade e auxiliar na redução de custos, ajuda a manter a comunicação mais fluida. Visto que a troca de determinadas informações passa a ser feita de forma integrada, automática e em tempo real.

Promova a integração das áreas

Existem determinados setores que possuem relação direta — devido ao tipo de atividade realizada — com outras áreas. Por exemplo: um pedido de vendas envolve o setor comercial, a área de estoques, expedição e transporte. Nesses casos, é importante promover maior integração entre os setores, de forma que a comunicação seja irrestrita e o compartilhamento de alguns dados seja realizado.

Ou seja, se existe algum empecilho quanto à agenda de transportes, por exemplo, o setor comercial deve ser avisado, para que possa negociar novos prazos com o cliente. Evitando o atraso na entrega e a insatisfação dos consumidores.

A principal premissa da logística é entregar o produto certo, na hora certa, pelo menor custo possível. Para que isso seja possível, a comunicação é um dos fatores fundamentais. Sem ela, é praticamente impossível que os gestores possam tomar as decisões mais assertivas em tempo hábil, fazendo com que a empresa se destaque dos competidores.

O que achou desse artigo? Ficou clara a importância de melhorar a comunicação na logística e o que pode ser feito para atingir esse resultado? Compartilhe sua opinião conosco através dos comentários!

 

 

ORBIT Logistics é um dos principais fornecedores mundiais de soluções de gerenciamento de estoque (VMI – Vendor Managed Inventory e SCM – Supply Chain Management) e aquisição de dados em tempo real.

Nossa empresa, fundada em 2003, fornece um sistema modular para gerenciamento e automação da cadeia de suprimentos, atendendo clientes globais a partir de escritórios em Leverkusen (Alemanha), Atlanta (EUA), São Paulo (Brasil) e Shanghai (China). Uma equipe altamente qualificada, composta por mais de 40 engenheiros e técnicos, oferece soluções “turn key” personalizadas para gestão e monitoramento de processos.

Para mais informações:

ORBIT Logistics Brasil
www.orbitlog.com.br
dante@orbitlog.com.br

Tel.: (11) 3796-1755 / 1756
Cel.: (11) 96420-1701

Posts relacionados

Deixe um comentário