Aprenda o que é CRM e como ajuda sua empresa com os clientes

4 minutos para ler

Você sabe o que é CRM? Trata-se da sigla em inglês para Customer Relationship Management, ou gerenciamento de relações com os clientes. Antes de tudo, CRM é uma filosofia, um conjunto de práticas e estratégias em administração focadas, especialmente, nos fregueses. É uma escola de pensamento centrada no atendimento, necessidade e retenção dos clientes.

A sigla CRM tem sido usada para se referir a softwares específicos que coletam e analisam dados dos clientes e registram suas interações com a empresa. Esses programas permitem entender melhor os clientes e suas necessidades, e podem ser programados para realizar determinadas tarefas automaticamente.

Neste artigo, você entende mais sobre o que é CRM e conhece seus principais benefícios para otimizar o relacionamento das empresas com seus clientes.

 

Melhor comunicação da equipe comercial

Um CRM tem uma interface comum que pode ser acessada por profissionais dos diferentes departamentos da empresa: vendas, marketing, atendimento, etc. Portanto, com sua implementação, todas as equipes envolvidas ao longo da jornada do cliente passam a falar a mesma língua.

Quando alguém do SAC tiver alguma dúvida sobre como responder a um cliente, pode telefonar para um vendedor, que tem acesso imediato à mesma tela e sabe de qual cliente se trata e do que foi combinado com ele, tudo atualizado em tempo real. Essa integração entre as equipes aumenta muito a produtividade.

 

Conhecimento do perfil do cliente

Imagine a época de um feriado comercialmente importante, como o Dia das Mães ou a Black Friday. Sua equipe de marketing quer disparar e-mails para seus clientes. Mas como escolher o público mais adequado?

Quem sabe o que é CRM conhece sua ferramenta de “segmentação”. Ela permite criar listas de e-mails diferentes de acordo com o perfil dos clientes, como idade, gênero, onde mora, que tipo de produtos já comprou e assim por diante. Ao conhecê-los melhor, seu negócio pode fazer ofertas com mais chances de conversão.

 

Automação de processos

Boa parte das tarefas em qualquer local de trabalho é repetitiva, o que permite que sejam automatizadas. O CRM pode se encarregar de várias delas, poupando tempo das suas equipes.

Um exemplo: um cliente está fazendo compras no site da sua loja, mas por algum motivo não finaliza a operação. O CRM pode enviar um e-mail automaticamente a esse cliente sugerindo que ele termine a compra, e até oferecer um desconto. O software também pode enviar e-mails automaticamente quando chegar a nova versão de um produto que o cliente gostou. A meta é sempre investir na retenção dos clientes já existentes.

Hoje é em dia quase impossível ter um setor de vendas produtivo sem saber o que é CRM e como usá-lo. Os clientes se comunicam com a empresa por meio de diferentes canais (blog, e-mail, redes sociais, SAC, etc.), e a presença online é fundamental para fechar vendas. Como as tarefas são muitas e podem ser automatizadas, um CRM é uma mão na roda para os negócios e pode acelerar e muito a entrada de receita. E o melhor: a partir de uma filosofia centrada na satisfação de seus clientes.

Achou este artigo interessante? Deixe um comentário neste post com sua dúvida ou alguma sugestão de pauta para nosso blog!

 

ORBIT Logistics é um dos principais fornecedores mundiais de soluções de gerenciamento de estoque (VMI — Vendor Managed Inventory e SCM — Supply Chain Management) e aquisição de dados em tempo real.

Nossa empresa, fundada em 2003, fornece um sistema modular para gerenciamento e automação da cadeia de suprimentos, atendendo clientes globais a partir de escritórios em Leverkusen (Alemanha), Atlanta (EUA), São Paulo (Brasil) e Shanghai (China). Uma equipe altamente qualificada, composta por mais de 40 engenheiros e técnicos, oferece soluções “turn key” personalizadas para gestão e monitoramento de processos.

Para mais informações:

ORBIT Logistics Brasil
www.orbitlog.com.br
dante@orbitlog.com.br

Tel.: (11) 3796-1755 / 1756
Cel.: (11) 96420-1701

Posts relacionados

Deixe um comentário