Aprenda 4 dicas para fazer e manter o rapport no atendimento ao cliente

4 minutos para ler

O bom relacionamento com o cliente é um dos pontos fundamentais para o sucesso de uma empresa. São eles que consomem os produtos ou serviços oferecidos por determinada instituição e influem diretamente na margem de lucro. Por isso, o rapport no atendimento ao cliente se mostra uma estratégia fundamental.

Rapport é uma expressão de origem francesa que não tem tradução no português. No entanto, ela representa um bom atendimento dos colaboradores da empresa aos consumidores ou potenciais fregueses. Essa técnica torna a relação mais amigável e demonstra comprometimento da instituição para com sua clientela.

Ficou interessado em saber mais sobre o rapport no atendimento ao cliente e como implementá-lo na sua empresa? Então, continue a leitura, que vamos apresentar 4 dicas para você. Confira!

Em que consiste o rapport no atendimento ao cliente?

O rapport, como mencionamos, é uma técnica a ser empregada pelas empresas e consiste em criar uma atmosfera de confiança com o cliente, deixando-o mais à vontade durante uma conversa ou ligação, para que ele explique as suas necessidades sobre produtos ou suas reclamações, sem impor ou forçar nada.

Quem nunca recebeu aquelas ligações com uma voz computadorizada oferecendo produtos ou serviços de uma empresa? Certamente, a maioria dos consumidores nem sequer escuta essa mensagem até o fim. Além do mais, isso causa desconfiança e demonstra falta de comprometimento da instituição com seus fregueses.

O rapport no atendimento ao cliente, por outro lado, revela uma atenção diferenciada para cada freguês. Ele se sente bem tratado e acolhido pelo colaborador, ficando mais à vontade para falar sobre opiniões e necessidades.

A principal contribuição é que o cliente se interessa mais sobre os itens oferecidos. Ele pode até passar a considerar adquirir serviços que nem veio procurar, graças à sugestão de uma pessoa que o tratou de forma tão agradável.

Como o rapport no atendimento ao cliente deve ser efetuado em 4 dicas?

1. Use uma linguagem que o cliente entenda

Para colocar o cliente do seu lado, capacite seus colaboradores para utilizarem uma linguagem que ele entenda. Isso deve ser feito de forma natural, sem “forçar a barra”. Desde o cliente mais humilde até o que tem maior capacidade de compra devem ser tratados bem e de forma igual.

Não utilize muitos termos técnicos, e caso haja necessidade de fazê-lo, explique. Dessa forma, o cliente vê o comprometimento do colaborador e da empresa com ele.

2. Tenha uma postura amigável

O atendente deve se portar sempre amigavelmente com o cliente. Qualquer tipo de problema deve ser esquecido e, na hora de atender o freguês, deve ser demonstrada a vontade de ajudá-lo, com um sorriso no rosto. Isso eleva a confiança do consumidor e ele se sente bem menos tenso para comprar.

3. Saiba escutar

Outra tática que deve ser empregada no rapport no atendimento ao cliente é saber escutá-lo. O colaborador deve não apenas ouvir as necessidades ou reclamações do consumidor, mas absorvê-las e demonstrar formas de auxiliar. Sempre de modo cordial e atencioso. Rapidamente, você ganha o respeito e segurança da pessoa que está sendo atendida.

4. Trate o cliente pelo nome

Já percebeu como a relação entre duas pessoas muda se elas passam a se tratar pelo nome? No atendimento ao cliente não é diferente. Então, antes de começar a atender, o colaborador deve perguntar o nome do freguês. Isso gera empatia e eleva a confiança e credibilidade no atendimento.

Que benefícios essa técnica pode trazer à empresa?

Percebemos que o rapport no atendimento ao cliente é uma estratégia muito inteligente e que pode trazer muitos resultados positivos à empresa. Dentre eles, podemos destacar:

  • melhor conversão em vendas;
  • aumento da satisfação do cliente;
  • indicação pelos clientes satisfeitos a novos consumidores etc.

O rapport no atendimento ao cliente gera uma aproximação muito benéfica entre as partes de uma relação de consumo. Essa é a chave para esse sucesso e resultados positivos. Experimente implementar essas dicas na sua empresa, certamente você alcançará êxito e seus lucros serão potencializados.

Gostou de saber mais sobre o rapport no atendimento ao cliente? Então, siga-nos nas redes sociais e fique atento a conteúdos tão relevantes quanto este. Estamos no Facebook, no Twitter e no Linkedin.

Posts relacionados

Deixe uma resposta