O sonho de qualquer gestor é ter uma cadeia de suprimentos onde os processos ocorram de forma fluída e dinâmica, gerando maior desempenho.
Para muitos soa como utopia, mas com o crescimento dos e-commerces grandes empresas tem alcançado essa sintonia com ações de logística integrada.
Nesse artigo, vamos revelar o segredo das boas práticas para se ter uma logística integrada na cadeia de suprimentos, além de conhecer seu objetivo e benefícios!
Leia até o final e saiba mais.
O que é e qual o objetivo da Logística Integrada na cadeia de suprimentos?
Uma cadeia de suprimentos desconectada gera resultados de má qualidade nos serviços, com retrabalhos, alta nos custos e atrasos em entregas.
A crise do Covid-19 ressaltou a percepção desses riscos nas empresas, conforme comprovado por uma pesquisa da Orange Business Services.
Nela, 83% dos entrevistados disseram que a covid-19 os despertaram para os riscos de uma má estrutura na cadeia de suprimentos e 40% disseram que falharam nessa área.
Foi pensando em como mitigar os danos, que se iniciou um movimento para uma visão mais sistêmica de todo o processo, que faça com que todos os setores trabalhem em sintonia.
O objetivo de uma logística integrada é de unir as operações e torná-las dinâmicas e ágeis.
Benefícios da logística integrada para os negócios
Como citado no tópico anterior, o conceito da logística integrada vem para evitar uma série de riscos que a falta de unificação dos processos pode gerar.
Com a integração de todos os departamentos, a cadeia de suprimentos ganha muito em benefícios. Conheça alguns deles:
- Aumenta a conexão com fornecedores e clientes;
- Redução de custos;
- Maior lucratividade;
- Gestão mais inteligente;
- Mais produtividade;
- Mais agilidade;
- Maior flexibilidade;
- Melhoria na gestão de estoque;
- Fortalecimento no mercado.
Agora que você conhece os benefícios, veja o que fazer para ter uma logística integrada.
Quais os passos para se alcançar uma logística integrada?
Em primeiro lugar os gestores precisam ter consciência de que para se obter uma logística integrada será necessário investimentos em inteligência tecnológica e humana.
Uma das ferramentas mais utilizadas nesse sentido é o sistema ERP que dá visibilidade às etapas, mostra os possíveis riscos e soluções e gera relatórios do desempenho da gestão.
Outras ações necessárias para o início de uma integração são:
Melhoria da comunicação: todos os departamentos devem se comunicar e entender os processos de ponta a ponta.
Otimização dos espaços: Ter espaços organizados para aumentar a disponibilidade de produtos e a agilidade na movimentação dos itens.
Adequação dos transportes e entregas: traçar um bom planejamento de rotas para diminuir prazos de entrega.
Precisão de demanda: para antecipar pedidos e estar preparado para cumprir prazos de entrega.
Somente com a tecnologia e pessoas capacitadas será possível alcançar a visibilidade nos processos e rastreamento que a integração dos processos demanda.
E ainda ter dados precisos para criar planos estratégicos afim de se preparar para conter
possíveis cenários de riscos e se manter resiliente no mercado.
Se você quer ter acesso a mais conteúdos sobre o gerenciamento de processos logísticos, siga as nossas páginas no Facebook e no Linkedin para manter-se atualizado sobre as principais novidades do setor!
0 comentários