A verticalização é uma estratégia que surgiu no início do século XX e que com o tempo caiu em desuso.
Nos últimos anos esta estratégia tem retornado como tendência em empresas de diversos setores que buscam expandir o mercado e aumentar a qualidade dos seus produtos.
Mas será que realmente é vantajoso apostar na verticalização?
Veremos o que é esta estratégia e suas vantagens no decorrer deste artigo! Continue a leitura!
O que é a Verticalização na cadeia de suprimentos?
A Verticalização na cadeia de suprimentos é quando a empresa decide centralizar todo o processo da cadeia de produção.
Resumindo a empresa se responsabiliza por tudo, desde a produção até a distribuição.
E o interessante é que esta estratégia se aplica à diversos setores. Ela facilita a visibilidade dentro da organização e aumenta a qualidade dos produtos.
No próximo tópico veremos mais sobre os benefícios da verticalização.
Conheça 7 benefícios da verticalização na cadeia de suprimentos?
Com a integração de todos os processos da cadeia de suprimentos, a empresa é privilegiada frente aos seus concorrentes ao fortalecer seu desempenho no mercado.
Das vantagens mais vistas nas empresas que adotaram essa abordagem, podemos destacar:
1. Embasamento na tomada de decisões
A abordagem vertical na cadeia de suprimentos agiliza a troca de informações, resultando na melhoria da visibilidade dos processos, formando assim uma base para as decisões.
2. Forte competitividade no mercado
Com essa estratégia, as empresas fortalecem suas operações e apresentam um desempenho mais eficiente.
Elas ganham domínio de mercado na medida que obtêm controle sobre os fornecedores e da matéria-prima, dificultando a entrada de novos concorrentes.
3. Autonomia e controle nos processos de produção
Ao centralizar a cadeia de suprimentos, as empresas adquirem autonomia dos processos, tendo maior segurança sobre a produção e prazos de entrega.
Ganham em maior controle do estoque, com o aumento da visibilidade dos produtos e aproveitamento dos armazéns.
4. Maior independência de terceiros
Devido ao domínio de mercado adquirido, as empresas com estratégia de verticalização aumentam o seu poder de negociação com terceiros.
Junto a isto, se libertam da dependência de fornecedores.
5. Aumento dos lucros
A verticalização quando implantada com sucesso, causa uma redução dos custos e a maximização de resultados, trazendo ao longo prazo maior lucratividade.
6. Domínio sobre tecnologia própria
O controle da produção é facilitado com o desenvolvimento e uso de uma tecnologia própria.
7. Melhora na qualidade da produção
O domínio de todo o processo leva ao aperfeiçoamento do produto, contribuindo também para aumentar a variedade dos serviços e produtos oferecidos pela empresa.
Para os gestores que vêm refletindo sobre a verticalização da cadeia de suprimentos, estas são boas razões para avaliar esta implementação na empresa.
Se você quer ter acesso a mais conteúdos sobre o gerenciamento de processos logísticos, siga as nossas páginas no Facebook e no Linkedin para manter-se atualizado sobre as principais novidades do setor!
0 comentários