A Verticalização na Cadeia de Suprimentos para o aumento da competitividade

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A verticalização é uma estratégia que surgiu no início do século XX e que com o tempo caiu em desuso. 

Nos últimos anos esta estratégia tem retornado como tendência em empresas de diversos setores que buscam expandir o mercado e aumentar a qualidade dos seus produtos. 

Mas será que realmente é vantajoso apostar na verticalização?

Veremos o que é esta estratégia e suas vantagens no decorrer deste artigo! Continue a leitura! 

O que é a Verticalização na cadeia de suprimentos?

A Verticalização na cadeia de suprimentos é quando a empresa decide centralizar todo o processo da cadeia de produção.

Resumindo a empresa se responsabiliza por tudo, desde a produção até a distribuição.

E o interessante é que esta estratégia se aplica à diversos setores. Ela facilita a visibilidade dentro da organização e aumenta a qualidade dos produtos

No próximo tópico veremos mais sobre os benefícios da verticalização.

Conheça 7 benefícios da verticalização na cadeia de suprimentos?

Com a integração de todos os processos da cadeia de suprimentos, a empresa é privilegiada frente aos seus concorrentes ao fortalecer seu desempenho no mercado. 

Das vantagens mais vistas nas empresas que adotaram essa abordagem, podemos destacar: 

1.   Embasamento na tomada de decisões

A abordagem vertical na cadeia de suprimentos agiliza a troca de informações, resultando na melhoria da visibilidade dos processos, formando assim uma base para as decisões. 

2.   Forte competitividade no mercado

Com essa estratégia, as empresas fortalecem suas operações e apresentam um desempenho mais eficiente. 

Elas ganham domínio de mercado na medida que obtêm controle sobre os fornecedores e da matéria-prima, dificultando a entrada de novos concorrentes. 

3.   Autonomia e controle nos processos de produção

Ao centralizar a cadeia de suprimentos, as empresas adquirem autonomia dos processos, tendo maior segurança sobre a produção e prazos de entrega.

Ganham em maior controle do estoque, com o aumento da visibilidade dos produtos e aproveitamento dos armazéns. 

4.   Maior independência de terceiros

Devido ao domínio de mercado adquirido, as empresas com estratégia de verticalização aumentam o seu poder de negociação com terceiros.  

Junto a isto, se libertam da dependência de fornecedores. 

5.   Aumento dos lucros

A verticalização quando implantada com sucesso, causa uma redução dos custos e a maximização de resultados, trazendo ao longo prazo maior lucratividade. 

6.   Domínio sobre tecnologia própria

O controle da produção é facilitado com o desenvolvimento e uso de uma tecnologia própria. 

7.   Melhora na qualidade da produção

O domínio de todo o processo leva ao aperfeiçoamento do produto, contribuindo também para aumentar a variedade dos serviços e produtos oferecidos pela empresa. 

Para os gestores que vêm refletindo sobre a verticalização da cadeia de suprimentos, estas são boas razões para avaliar esta implementação na empresa.

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