As mudanças trazidas pela pandemia foi assunto em alta nesses dois últimos anos e o Supply Chain, sendo um dos setores mais atingidos, não ficou de fora.
Mesmo com os impactos repentinos, empresas que passaram por esse momento com êxito tendem a se fortalecer na retomada.
Por isso vale rever alguns dos principais desafios e oportunidades que vieram com a pandemia e mostrar como sua empresa pode aproveitá-los!
Faça uma boa leitura!
Os desafios impostos na pandemia para o Supply Chain?
As áreas de Logística e Supply Chain foram muito impactadas pela pandemia do Covid-19 que gerou reações no mercado nunca imaginadas.
A maioria das empresas logísticas do Brasil tiveram baixo faturamento e sairão endividadas da pandemia em 2021, devido aos altos custos para estas empresas funcionarem.
Além do fator financeiro, empresas tiveram que adaptar sua produção com a disponibilidade de equipe, tendo que redistribuir funções e readequá-las.
Pois as restrições da pandemia forçaram empresas a optar por home office e dispensar funcionários do grupo de risco.
No âmbito global, países fecharam suas fronteiras com medo do contágio e os suprimentos vindos da China sofreram altas em seus valores.
Com todos esses desafios as empresas tiveram que repensar suas estratégias de gestão, equipes, estoque, produção e fornecedores.
O lado bom da pandemia: oportunidades para o Supply Chain
Para o Supply Chain no pós-pandemia há perspectivas de efeitos positivos e aqui identificamos pelo menos 3 oportunidades para uma volta vigorosa ao mercado.
1. Oportunidade de se alinhar estrategicamente
Exposto os pontos vulneráveis das empresas diante da crise, ficou claro a necessidade de refinar o plano estratégico, incluindo situações de risco e ações mais sustentáveis.
As empresas também viram que o seu Supply Chain precisa ser mais flexível, ágil e transparente, atributos a se considerar no planejamento.
2. Oportunidade de inovar
Estudos mostram que líderes visionários têm suas decisões pautadas em números e investem pesado na transformação digital do Supply Chain.
As apostas estão voltadas para automação com o uso da robótica em armazéns, IoT para monitoramento de equipamentos e entregas, IA e Big Data para análises e previsões.
Essas tecnologias trazem visibilidade aos gestores e alavancam as empresas em sua competitividade.
3. Oportunidade de explorar novos mercados
Uma das tendências adotadas na pandemia é o foco de vendas direta para o B2C.
As tecnologias 4.0 facilitam o processo de fabricação de produtos, de um modo simples e eficiente, dando acesso aos clientes à produtos direto da fábrica.
As vantagens estão em um menor custo, já que algumas etapas da cadeia de distribuição são eliminadas nesse processo.
Também houve o crescimento do e-commerce o que exige mudanças na logística para acompanhar essa tendência.
O cliente demanda formas de entregas mais ágeis, sustentáveis e convenientes ao seu estilo de vida e as empresas precisam considerar isso em suas operações.
E então? Conseguiu identificar alguma oportunidade para a sua empresa aproveitar?
Fique atento no lado bom do pós-pandemia trazido para o Supply Chain.
Se você quer ter acesso a mais conteúdos sobre o gerenciamento de processos logísticos, siga as nossas páginas no Facebook e no Linkedin para manter-se atualizado sobre as principais novidades do setor!
0 comentários