A Importância do Supply Chain para o sucesso do e-commerce

3 minutos para ler

Já era esperado nos últimos anos um aumento nas vendas pelo e-commerce, porém 2020 com a crise do coronavírus teve uma alta surpreendente.

Esta demanda provavelmente permanecerá crescendo em 2021, mas para que as compras online sigam a todo vapor é preciso uma boa gestão do supply chain.

Por isso falaremos da importância e boas práticas do supply chain para que o seu comércio online continue decolando. 

Leia e descubra mais!

Dados otimistas do e-commerce em 2020

Antes de falarmos da importância do supply chain para o e-commerce, vale explorar um pouco os dados otimistas obtidos em 2020 sobre as vendas online.

Observe os seguintes dados: 

  • Em 2020, início da pandemia, foram abertos 107.000 novos estabelecimentos online no Brasil em 2 meses;
  • Os grandes players do e-commerce movimentaram R$115,3 bilhões em 2020, respondendo por 86% do mercado no 3° trimestre;
  • O e-commerce cresceu 32% do faturamento real no último ano e aumentou R$ 7 bilhões nas receitas;
  • Em todo o mundo, as receitas do comércio online aumentaram em 20% a mais em relação a 2019;
  • 46% dos brasileiros compraram mais durante a pandemia online;
  • 7% compraram online pela 1a vez;
  • 15 milhões de compradores do Amazon experimentaram comprar uma nova categoria de produtos durante a pandemia.

Tudo indica que em 2021 o e-commerce continuará a se expandir e a se moldar às necessidades do consumidor, e os gestores devem estar preparados para isto.

Por que o Supply Chain é importante para o e-commerce?

É comum ver os e-commerces investirem mais em publicidade do que na gestão do supply chain.

No entanto, para garantir uma boa experiência do cliente, é preciso oferecer eficiência, agilidade e qualidade desde o pedido do produto até às entregas.

Se atentar na otimização dos processos de cada ponta da cadeia de suprimentos e no uso da tecnologia, ajudará sua empresa a se manter inovadora e lucrativa. 

Só para ter uma noção do quão importante são os detalhes do processo do Supply Chain, quando a taxa de estoque cai de 90% para 30%, uma empresa perde até 42% das vendas.

Portanto, é a gestão do supply chain bem-sucedida para o e-commerceque vai diferenciar o seu negócio dos concorrentes. 

Boas práticas de gestão do Supply Chain para impulsionar o e-commerce

Veja algumas práticas recomendadas para que a gestão do Supply Chain tenha uma boa participação no sucesso do e-commerce:

  • Omnichannel: um dos efeitos do isolamento nas pessoas foi o desejo de sair e tocar nos produtos. Assim, esta estratégia diversifica as opções dos clientes e fortalece a marca.
  • Uso de tecnologias: A tendência é tornar a cadeia de abastecimento cada vez mais digital, otimizada e automatizada, para maior controle de estoque, economia e confiabilidade. 

É crucial que os processos de gestão do Supply Chain estejam sincronizados com o e-commerce, oferecendo em totalidade uma experiência de compra agradável ao cliente.

Se você quer ter acesso a mais conteúdos sobre o gerenciamento de processos logísticos, siga as nossas páginas no Facebook e no Linkedin para manter-se atualizado sobre as principais novidades do setor!

Posts relacionados

Deixe uma resposta