A importância da Tecnologia da Informação aplicada na Logística

4 minutos para ler

A importância da Tecnologia da Informação aplicada na Logística

Inovar e buscar modernidade dentro das empresas não é luxo, é uma necessidade. Exatamente o que a TI – Tecnologia da Informação aplicada na Logística se propõe a mudar. 

A TI em processos de distribuição tem um grande papel quando se trata de facilitar, otimizar, agilizar e garantir a qualidade das operações. 

É por isso que escolhemos este tema para este blogpost, para te mostrar que a tecnologia da informação tem um papel essencial na logística, como ela se aplica e seus resultados. 

Quer garantir que sua empresa se mantenha sempre à frente do mercado? Então não perca este conteúdo!

Antes de tudo entenda o que é a tecnologia da informação e seu papel na logística

Antes de falarmos como ela se aplica na logística, você precisa entender o que é tecnologia da informação.

Traduzindo de termos técnicos para uma linguagem mais popular, a TI é uma área da informática que busca facilitar o manuseio das informações.

São soluções que utilizam recursos de computação para organizar, armazenar e classificar de forma fácil para o usuário fazer uso de forma inteligente desses dados. 

Tudo isso se traduz em uma melhor gestão e tomada de decisões no meio corporativo, e nas operações logísticas não é muito diferente

Na área de logística, a tecnologia da informação é um dos maiores responsáveis na hora de otimizar processos, reduzir tempo de resposta aos parceiros e clientes, e ainda economizar. 

Por isso, veremos no próximo tópico os principais softwares de TI nesta área.  

Como a Tecnologia da Informação é utilizada na logística? 

A tecnologia da informação aplicada na logística tem grande impacto na hora de gerar dados em tempo real que servem de base para uma gestão eficaz. 

Ela torna os processos mais dinâmicos, ágeis e práticos. 

Alguns softwares validados por grandes empresas nesse sentido, são os mais utilizados na logística. Vamos conhecer alguns deles a seguir: 

  • CRM – Customer Relationship Management;
  • EDI – Electronic Data Interchange;
  • WMS – Warehouse Management System;
  • ERP – Enterprise Resource Planning; 
  • TMS – Transportation Management Systems.

Além dessas, outras soluções baseadas na inteligência artificial têm sido tendência para garantir uma resposta mais rápida ao cliente final.

Portanto, é esperado que essas tecnologias tragam melhorias nos processos, diminuam erros e contribuam para mensurar o desempenho de vários tipos de atividades logísticas.

Qual a importância da Tecnologia da Informação aplicada na logística?

Para falar sobre isso, vale a pena se perguntar: Por que falar da importância da Tecnologia da Informação aplicada na logística?

Um bom motivo é entender que a logística global tem uma grande participação econômica, movimentando um PIB de 9,6 trilhões de dólares.

Mas quando comparamos com o mercado de tecnologia de logística, o valor dos investimentos globais é de 17,4 bilhões de dólares, ou seja, empresas do mundo investem 0,18% em TI. 

Por um lado, é uma lástima quando analisamos as mudanças de cenário do mercado para um consumidor mais 4.0, conectado, que estimula e espera mais inovação. 

No entanto, por outro, um bom motivo para impulsionar a Tecnologia da Informação aplicada na logística são os seus benefícios, já validados por empresas em todo mundo e de todos os portes.

Se você quer ter acesso a mais conteúdos sobre o gerenciamento de processos logísticos, siga as nossas páginas no Facebook e no Linkedin para manter-se atualizado sobre as principais novidades do setor!

Posts relacionados

Deixe um comentário