A importância da Rastreabilidade na Cadeia de Suprimentos

3 minutos para ler

Não poder identificar as causas de um problema com um produto com agilidade e ainda perder a credibilidade no mercado, significa um grande prejuízo para as empresas.

Assim surge a necessidade da rastreabilidade na cadeia de suprimentos, para que as empresas consigam evitar esse tipo de situação. 

Neste artigo, veremos a importância da rastreabilidade para a cadeia de suprimentos e como ela tem cooperado para esta área. Leia o texto completo e saiba mais!

O que é a rastreabilidade?

A rastreabilidade ajuda a identificar uma mercadoria e sua localização na cadeia de suprimentos, desde sua origem até o consumidor final.

Geralmente as informações obtidas estão relacionadas a componentes individuais, podendo ser dados de lote, pedidos de compra ou outras informações operacionais. 

O objetivo da rastreabilidade na cadeia de suprimentos é de dar clareza nas informações aos consumidores e certificar a qualidade do produto. 

E caso necessário justificar a necessidade de retirada de um produto do mercado. 

Essa prática coopera para uma melhor conexão com fornecedores e consumidores, bem como auxilia os fornecedores a agirem com antecedência em caso de algum imprevisto. 

A rastreabilidade é considerada essencial para garantir a qualidade de produtos, mas também veremos sua importância em outros aspectos no próximo tópico.

Por que a rastreabilidade na cadeia de suprimentos é importante? 

Os maiores motivadores para se aumentar a rastreabilidade na cadeia de suprimentos vão desde a segurança no gerenciamento de riscos e eficiência nos processos.

Assim como a conformidade com as regulamentações de cada região, demanda do consumidor e cumprir metas de sustentabilidade.

Além dessas motivações, a rastreabilidade na cadeia de suprimentos é importante para os seguintes fatores:

Visibilidade

Pois a rastreabilidade mantém todos da cadeia de suprimentos informados com atualizações de inventário, o que previne faltas no estoque

Identificação de falhas 

Em casos de atrasos os varejistas têm a chance de fazer planos alternativos, com vista a ações corretivas que gerem o menor custo possível.

E em caso de recall é possível isolar somente produtos afetados, evitando o descarte de produtos que não tiveram impacto. 

Qualidade

É possível assegurar com a rastreabilidade que em todas as fases do produto foram recebidos somente materiais e componentes com a qualidade adequada. 

Organização e Controle

Essa prática identifica produtos semelhantes e evita que haja mistura nos itens. 

A identificação pode ocorrer por meio de código de barras, imagens ou QR codes na embalagem. 

Melhoria no Relacionamento com Fornecedores e Consumidores

Ao melhorar a visibilidade com a rastreabilidade, a comunicação com fornecedores se torna mais ágil, bem como a resposta às demandas do consumidor final. 

Informações claras sobre a origem do produto só tendem a aumentar a conexão com os consumidores e a credibilidade da empresa no mercado. 

Para que a rastreabilidade da cadeia de suprimentos seja confiável, é preciso a automação dos processos, trabalhos bem definidos e pessoas capacitadas.

Por maior que seja o investimento, os ganhos, por outro lado, são enormes, principalmente pelo aperfeiçoamento contínuo que a rastreabilidade proporciona às empresas. 

Se você quer ter acesso a mais conteúdos sobre o gerenciamento de processos logísticos, siga as nossas páginas no Facebook e no Linkedin para manter-se atualizado sobre as principais novidades do setor!

Posts relacionados

Deixe um comentário