6 dicas para redução de gastos em logística 6 dicas para redução de gastos em logística

6 dicas para redução de gastos em logística

4 minutos para ler

A redução de custos é um dos objetivos de qualquer empresa e a área logística certamente é uma das que podem consumir muitos recursos financeiros caso não seja bem administrada, isso porque envolve diferentes atividades, todas fundamentais para o negócio. À vista disso, para evitar prejuízos e despesas desnecessários na empresa na qual você trabalha , confira a seguir 6 ótimas dicas para a redução de gastos em logística!

Elimine gargalos

O bom analista sabe antever situações e, por isso, está apto a identificar problemas antes que eles aconteçam, assim tomará providências para evitá-los. É necessário avaliar sua cadeia de abastecimento regularmente para confirmar se os recursos estão indo bem ou se precisam de melhorias. Considere que ociosidade — que sempre interfere na produtividade — e tempo desperdiçado são problemas que precisam ser sanados o quanto antes através de um melhor planejamento na dinâmica de transportes e rotas.

Reduza o estoque

Excesso de estoque pode comprometer seriamente o capital de giro da empresa, que fica imobilizado na forma de mercadorias sem rotatividade. Para redução de mercadorias nada melhor que um gerenciamento eficiente de estoque através de um software apropriado. O mercado oferece muitos sistemas de gerenciamento nesse sentido, com preços variados. Adquirir um deles é uma forma de otimizar não somente o controle de estoque, mas toda a gestão do negócio, evitando perder oportunidades de investimento por causa de fluxo de caixa deficiente ou dinheiro parado na forma de mercadorias.

Use veículos próprios e controle a frota

Ter sua própria frota para entregar as mercadorias poderá ser bem mais econômico. É importante que os veículos estejam em boas condições e os motoristas sejam competentes o suficiente para garantir o mínimo de danos possíveis a eles — e o mínimo de penalidades, como multas que acabam causando grandes despesas. Lembre-se que veículos próprios da empresa poderão servir para outras necessidades, o que pode reduzir custos diversos.

Uma das melhores maneiras de monitorar sua frota é usando dispositivos de rastreamento e GPS. Alguns equipamentos permitem comunicação em tempo real com os motoristas, permitindo que os gestores possam até ajudá-los a resolver eventuais problemas. Com um bom sistema automatizado de monitoramento será possível conferir o gasto de combustível, as paradas desnecessárias e o desvio de rotas.

Faça um planejamento de rotas eficiente

Frotas devem seguir fielmente as rotas. A frase rima bem e, na prática, a boa combinação entre frotas e rotas é saudável para o caixa da empresa. Por isso, é preciso traçar rotas bem definidas a partir de critérios específicos, como:

  • Distância;

  • Segurança;

  • Condições da estrada;

  • Acessibilidade;

  • Intensidade do tráfego;

  • Presença de postos de combustível e hospedarias;

  • Prazos.

E assim por diante.

Mais uma vez, determinados aplicativos poderão poupar tempo e dinheiro, ajudando a traçar rotas automáticas, sempre considerando o melhor para os gastos da empresa.

Utilize os melhores acordos comerciais

É possível usufruir os benefícios de parcerias feitas com outras empresas e fornecedores. Muitas dessas parcerias permitem que cargas, transportes e rotas sejam aproveitados em comum, o que já aliviará o dinheiro do caixa da empresa. Por isso, aproveite sabiamente as oportunidades fazendo acordos comerciais que gerem compensação mútua para os envolvidos.

Capacite funcionários

Invista no treinamento dos funcionários que integram a cadeia logística do negócio. Certamente será um dinheiro bem aplicado. Quanto mais preparados eles estiverem para executar suas atividades de realização dos pedidos, conferência e estocagem das mercadorias, transporte para o destino final, estratégias na direção e manutenção dos veículos a empresa sairá ganhando, evitando gastos desnecessários e otimizando o tempo — e tempo, no mundo dos negócios, também representa dinheiro.

E aí? Você faz alguma coisa para a redução de gastos em logística da sua empresa? O que achou das nossas dicas? Deixe seu comentário!

 

ORBIT Logistics é um dos principais fornecedores mundiais de soluções de gerenciamento de estoque (VMI – Vendor Managed Inventory e SCM – Supply Chain Management) e aquisição de dados em tempo real.

Nossa empresa, fundada em 2003, fornece um sistema modular para gerenciamento e automação da cadeia de suprimentos, atendendo clientes globais a partir de escritórios em Leverkusen (Alemanha), Atlanta (EUA), São Paulo (Brasil) e Shanghai (China). Uma equipe altamente qualificada, composta por mais de 40 engenheiros e técnicos, oferece soluções “turn key” personalizadas para gestão e monitoramento de processos.

Para mais informações:

ORBIT Logistics Brasil
www.orbitlog.com.br
dante@orbitlog.com.br

Tel.: (11) 3796-1755 / 1756
Cel.: (11) 96420-1701

Posts relacionados

Deixe um comentário