5 Razões para Segmentação de clientes na cadeia de suprimentos 

por | 22/06/2022

4 minutos para ler

Vamos pensar juntos no porquê trabalhar com a abordagem de segmentação de clientes na cadeia de suprimentos.  Primeiramente, o modelo antigo “all size fits all” que investia em uma padronização que se aplicava a todos, já não atende a complexidade das cadeias de abastecimento. Isso porque ele encarece os estoques e ainda não satisfaz as necessidades atuais do consumidor moderno.

Razões pelas quais a estratégia de segmentar tem sido utilizada por grandes empresas, em busca de aumento na sua lucratividade e valor. Neste artigo, vamos entender como funciona a segmentação de clientes na cadeia de abastecimento e as 5 razões para se investir nessa estratégia. Continue lendo, pois o tema está imperdível!

Segmentação de clientes

Como funciona a segmentação na cadeia de suprimentos?

Pensando na cadeia de suprimentos, a segmentação tem o objetivo de otimizar produtos, modelos de serviços e a demanda de um cliente e fornecer os suprimentos mais lucrativos. Essa segmentação pode ocorrer de diferentes formas, como por exemplo:

Segmentação de produtos:

onde podem ser feitas pequenas variações em um produto para atender diferentes tipos de clientes.

Segmentação de serviços ou produção:

Onde processos são otimizados para suprir a demanda de clientes variados.

Segmentação de clientes:

podem ser classificados como rentáveis e não rentáveis, ou até mesmo ser agrupados por afinidades.

Poderíamos falar muito mais sobre estas segmentações, mas hoje vamos focar na segmentação de clientes. 

O que é a segmentação de clientes na cadeia de suprimentos.

Em suma, nada mais é que ter estratégias diferentes, para públicos diferentes, buscando personalizar o valor do produto/serviço e claro, aumentar os lucros. Assim, o marketing é direcionado para atender estes diferentes grupos, otimizando a alocação de recursos, atendendo suas demandas e melhorando as vendas. Para oferecer uma proposta de valor única a cada segmento, é necessário incluir a questão do preço, quantidade, flexibilidade, prazo de entrega e como será o nível de serviço oferecido.

Segmentação de clientes

Razões para se investir na segmentação de clientes

Pensar na segmentação de clientes para a cadeia de suprimentos é válido pelas várias vantagens que essa estratégia pode resultar.

Aqui, vamos falar de 5 razões:

1. Diminuir desperdícios:

Isso porque a distribuição de recursos passa a ocorrer de forma sensata e direcionada para o público mais rentável.

2. Aumento da rentabilidade:

Resultado da distribuição de recursos de forma otimizada e inteligente, bem como aumento nas vendas e redução de estoques.

3. Contribui para atender a variabilidade da demanda:

A segmentação contribui no atendimento de demandas personalizadas e de forma ágil.

4. Reduz a complexidade da cadeia de suprimentos:

Para segmentar é preciso entender como os clientes estão comprando e utilizando seus produtos e serviços, para combinar com as operações mais lucrativas. Esta ação tem grande peso para reduzir a complexidade das operações envolvidas no supply chain.

Segmentação de clientes

5. Entregar valor ao cliente:

Este é o principal motivador de se criar diferentes estratégias. Cada segmento de clientes tem suas necessidades, por isso a estratégia traçada para cada um deles deve ser responsiva, ágil, rentável e satisfatória. Isso contribui para manter custos de estoques mais baixos para o aumento da capacidade de resposta.

A ORBIT Logistics é um dos principais fornecedores mundiais de soluções de gerenciamento de estoque (VMI – Vendor Managed Inventory e SCM – Supply Chain Management) e aquisição de dados em tempo real.

Nossa empresa, fundada em 2003, fornece um sistema modular para gerenciamento e automação da cadeia de suprimentos, atendendo clientes globais a partir de escritórios em Leverkusen (Alemanha), Atlanta (EUA), São Paulo (Brasil) e Shanghai (China). Uma equipe altamente qualificada, composta por mais de 40 engenheiros e técnicos, oferece soluções “turn key” personalizadas para gestão e monitoramento de processos.

Se você quer ter acesso a mais conteúdos como esse, siga as nossas páginas no Facebook e no Linkedin para manter-se atualizado sobre as principais novidades do setor ou entre em contato conosco!

POSTS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *