5 Razões para Segmentação de clientes na cadeia de suprimentos 

4 minutos para ler

Vamos pensar juntos no porquê trabalhar com a abordagem de segmentação de clientes na cadeia de suprimentos.

Primeiramente, o modelo antigo “all size fits all” que investia em uma padronização que se aplicava a todos, já não atende a complexidade das cadeias de abastecimento.

Isso porque ele encarece os estoques e ainda não satisfaz as necessidades atuais do consumidor moderno.

Razões pelas quais a estratégia de segmentar tem sido utilizada por grandes empresas, em busca de aumento na sua lucratividade e valor.

Neste artigo, vamos entender como funciona a segmentação de clientes na cadeia de abastecimento e as 5 razões para se investirnessa estratégia.

Continue lendo, pois o tema está imperdível!

Como funciona a segmentação na cadeia de suprimentos?

Pensando na cadeia de suprimentos, a segmentação tem o objetivo de otimizar produtos, modelos de serviços e a demanda de um cliente e fornecer os suprimentos mais lucrativos.

Essa segmentação pode ocorrer de diferentes formas, como por exemplo:

Segmentação de produtos: onde podem ser feitas pequenas variações em um produto para atender diferentes tipos de clientes.

Segmentação de serviços ou produção: Onde processos são otimizados para suprir a demanda de clientes variados.

Segmentação de clientes: podem ser classificados como rentáveis e não rentáveis, ou até mesmo ser agrupados por afinidades.

Poderíamos falar muito mais sobre estas segmentações, mas hoje vamos focar na segmentação de clientes. 

O que é a segmentação de clientes na cadeia de suprimentos.

Em suma, nada mais é que ter estratégias diferentes, para públicos diferentes, buscando personalizar o valor do produto/serviço e claro, aumentar os lucros.

Assim, o marketing é direcionado para atender estes diferentes grupos, otimizando a alocação de recursos, atendendo suas demandas e melhorando as vendas.

Para oferecer uma proposta de valor única a cada segmento, é necessário incluir a questão do preço, quantidade, flexibilidade, prazo de entrega e como será o nível de serviço oferecido.

Razões para se investir na segmentação de clientes

Pensar na segmentação de clientes para a cadeia de suprimentos é válido pelas várias vantagens que essa estratégia pode resultar.

Aqui, vamos falar de 5 razões:

1. Diminuir desperdícios: isso porque a distribuição de recursos passa a ocorrer de forma sensata e direcionada para o público mais rentável.

2. Aumento da rentabilidade: resultado da distribuição de recursos de forma otimizada e inteligente, bem como aumento nas vendas e redução de estoques.

3. Contribui para atender a variabilidade da demanda: A segmentação contribui no atendimento de demandas personalizadas e de forma ágil.

4. Reduz a complexidade da cadeia de suprimentos: para segmentar é preciso entender como os clientes estão comprando e utilizando seus produtos e serviços, para combinar com as operações mais lucrativas.

Esta ação tem grande peso para reduzir a complexidade das operações envolvidas no supply chain.

5. Entregar valor ao cliente: este é o principal motivador de se criar diferentes estratégias.

Cada segmento de clientes tem suas necessidades, por isso a estratégia traçada para cada um deles deve ser responsiva, ágil, rentável e satisfatória.

Isso contribui para manter custos de estoques mais baixos para o aumento da capacidade de resposta.

Se você quer ter acesso a mais conteúdos sobre o gerenciamento de processos logísticos, siga as nossas páginas no Facebook e no Linkedin para manter-se atualizado sobre as principais novidades do setor!


Sugestão de titulo SEO para diferenciar do título do texto sugerido para leitura.

Posts relacionados

Deixe um comentário