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5 práticas de Marketing de relacionamento para fidelizar clientes!

por | 03/07/2019

4 minutos para ler

Investir em marketing de relacionamento para fidelizar clientes é trabalhar em estratégias a fim de atrair e reter consumidores de forma inteligente e dentro da realidade do negócio. Com isso, a empresa consegue não apenas compradores, mas divulgadores da marca.

Sendo bem-sucedida, a organização se torna referência no seu nicho de atuação, criando mais credibilidade com clientes, investidores e o mercado em geral.

Para que a sua marca também tenha sucesso, a seguir, apresentaremos 5 práticas de marketing de relacionamento para fidelizar clientes. Continue com a gente e confira!

1. Conhecimento de público

Antes de qualquer movimento prático, você deve ter conhecimento total sobre o seu público. Não adianta querer fazer marketing de relacionamento para fidelizar clientes sem contar com informações privilegiadas.

Lembre-se de que o seu objetivo é oferecer uma experiência diferenciada ao usuário, estreitando a relação e aumentando as chances de fidelização.

A criação de personas, aqui, é um passo interessante, pois fará com que a sua empresa conheça bem o público consumidor a fim de criar o cliente perfeito. Assim, será mais fácil desenvolver estratégias de atração.

Tendo isso em mente, comece a busca por informações privilegiadas do seu público e descubra o perfil mais comum, bem como suas angústias, necessidades e expectativas perante o seu negócio.

2. Avaliação da satisfação do cliente

Um dos grandes erros de muitas empresas é acreditar que a comunicação de relacionamento deve ser unilateral, ou seja, partindo apenas da instituição para o consumidor. 

O fato é que, em qualquer relação, o diálogo precisa acontecer de forma mútua. Afinal, como você saberá que o cliente ficou frustrado com algum produto ou serviço se não oferecer uma abertura para a comunicação?

Você pode medir essa satisfação utilizando métricas, como o NPS, ou mesmo abordando o assunto em canais populares, por exemplo:

  • redes sociais;
  • aplicativos;
  • e-mail.

3. Busca por um diferencial no atendimento

Para fidelizar, é preciso entregar uma interação única, uma experiência que o cliente não encontrará em nenhuma outra marca. Um atendimento diferenciado pode transformar toda a percepção do consumidor perante a empresa.

De novo, é vital que você conheça o seu público. Sem uma base de informações sólida, é praticamente impossível implementar ações que sejam, de fato, interessantes para o seu cliente.

Estando com dados relevantes em mãos, você passa a contar com ferramentas importantes para destacar o seu atendimento. É um trabalho essencial, pois permite que se desenvolva algo personalizado — um atendimento que faça o cliente se sentir especial e não apenas mais um número.

4. Investimento em ações de pós-venda

Não adianta criar estratégias para conquistar o cliente e abandoná-lo logo após a compra. É preciso saber como o usuário se sentiu ao adquirir o serviço ou o produto da sua empresa. Mais do que isso, é necessário se certificar de que ele obteve o sucesso desejado.

Trabalhar com o pós-venda é realmente estar disposto a ouvir e auxiliar o cliente, garantindo que a sua jornada tenha, de fato, uma solução.

Além disso, diferentemente do que muitos podem pensar, um trabalho de pós-venda não aumenta os gastos da empresa. É bem o contrário. Ao auxiliar o cliente em todas as etapas, você eleva as chances de retenção.

5. Utilização de tecnologias especializadas

Como vimos, criar um projeto de marketing de relacionamento para fidelizar clientes não é tarefa fácil. Por mais que a empresa esteja direcionada, extrair e armazenar os dados necessários não é tão simples.

A boa notícia é que, hoje, existem diversas soluções no mercado que facilitam o trabalho das empresas. Com os softwares adequados, é possível não apenas extrair e armazenar, mas também compartilhar todas as informações. Assim, fica mais fácil:

  • controlar as etapas da estratégia;
  • atualizar os dados dos clientes;
  • padronizar processos.

As ações de marketing de relacionamento para fidelizar clientes são essenciais para aumentar o rendimento da empresa e tornar a marca forte no mercado. Ao entender e entregar o que o público deseja, você garante vantagem competitiva, colocando-se à frente da concorrência para o cliente do seu nicho. Então, não perca tempo e inicie agora mesmo a sua estratégia de marketing de relacionamento.

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