5 melhores práticas para uma gestão de estoque eficiente 5 melhores práticas para uma gestão de estoque eficiente

5 melhores práticas para uma gestão de estoque eficiente

4 minutos para ler

Toda empresa que trabalha com cadeia de suprimentos em um processo logístico, precisa ter um total controle sobre seu depósito para que as atividades de compra e de venda possam funcionar plenamente. Saber exatamente qual a quantidade de produtos disponíveis em tempo real, a retirada ou inserção de um item é fundamental para a qualidade dos trabalhos e para a lucratividade do empreendimento.

Conheça agora 5 melhores práticas para uma gestão de estoque eficiente e não deixe nenhum detalhe atrapalhar a produtividade de sua empresa. Leia e saiba mais!

 

Automatize os processos

Somente as empresas que possuem o apoio de ferramentas tecnológicas têm a capacidade de desenvolver diferenciais competitivos que aumentem a sua performance e, consequentemente, sua lucratividade.

O investimento em softwares de gestão de estoque, então, se torna essencial para um controle mais efetivo e assertivo de toda a cadeia de suprimentos. Aliados a eles estão os códigos de barras, que por meio de microterminais e coletores ajudam nos processos de armazenamento, separação e movimentação dos itens.

 

Padronize o estoque

Para que um estoque seja eficiente, é preciso padronizar os itens e suas descrições. A atenção quanto ao cadastro único de um produto, em um mesmo código de barras e sob a mesma descrição, é imprescindível para avaliar adequadamente o que está disponível e o que precisa ser adquirido. Essa prática parece ser simples, e realmente é! Porém, nem todas as empresas se atentam a este fato, o que gera inconstâncias no saldo final.

 

Tenha estoquistas qualificados

Os profissionais que trabalham na gestão de estoque precisam ser treinados para manusear as ferramentas disponíveis e para entender como funciona todo o sistema. Isso porque de nada adiantará ganhar tempo no controle dos produtos se os equipamentos disponíveis para o aumento da produtividade não forem utilizados corretamente.

O treinamento técnico e prático de todos os processos a serem desempenhados por esses colaboradores deve acontecer sempre que um novo membro for agregado à equipe.

 

Faça a gestão da demanda

A análise e interpretação de dados fornecidos pelos setores de vendas são essenciais para que a previsão correta da demanda seja feita, e assim, a gestão do estoque seja plena. Observar quais itens têm mais rotatividade, quais os que estão parados, períodos de alta procura, dentre outros, é fundamental para não deixar o capital da empresa parado em um depósito, e muito menos deixar de vender (ou atrasar uma entrega) por falta de produtos disponíveis para envio imediato.

 

Organize o estoque de forma estratégica

A organização mencionada neste tópico é física. Os itens de maior movimentação devem ser de fácil acesso e precisam estar localizados próximo à entrada/saída de mercadorias, nas prateleiras mais baixas, ao lado de escadas, etc. Faz parte de uma boa gestão de estoque esse cuidado que, entre outros benefícios, dinamiza a atividade dos colaboradores.

Agora que você conheceu nossas 5 melhores práticas para uma gestão de estoque eficiente, que tal implantá-las em seu negócio? Caso tenha ficado com alguma dúvida ou tenha um comentário sobre esse tema, envie uma mensagem para que possamos discutir um pouco mais sobre o assunto!

 

ORBIT Logistics é um dos principais fornecedores mundiais de soluções de gerenciamento de estoque (VMI – Vendor Managed Inventory e SCM – Supply Chain Management) e aquisição de dados em tempo real.

Nossa empresa, fundada em 2003, fornece um sistema modular para gerenciamento e automação da cadeia de suprimentos, atendendo clientes globais a partir de escritórios em Leverkusen (Alemanha), Atlanta (EUA), São Paulo (Brasil) e Shanghai (China). Uma equipe altamente qualificada, composta por mais de 40 engenheiros e técnicos, oferece soluções “turn key” personalizadas para gestão e monitoramento de processos.

Para mais informações:

ORBIT Logistics Brasil
www.orbitlog.com.br
dante@orbitlog.com.br

Tel.: (11) 3796-1755 / 1756
Cel.: (11) 96420-1701

Posts relacionados

Deixe um comentário