Fazer uma eficiente gestão de transporte certamente trará boas recompensas para qualquer negócio que esteja sentindo os efeitos colaterais da pandemia. Pensando nisso, trouxemos dicas para manter o seu negócio firme e ainda fazer essa área se sobressair no mercado. Confira nos próximos tópicos!
Desafios e motivos para investir em uma boa gestão de transporte
Vários setores econômicos tiveram que paralisar ou diminuir suas atividades por conta do coronavírus, o que afetou diretamente o setor de transporte. No Brasil, uma pesquisa da CNT realizada com empresas desta área em abril de 2021, relatou o seguinte:
- Metade dos entrevistados acreditam que fecharão o ano com prejuízos;
- Tiveram baixo faturamento;
- Relataram redução na capacidade de pagamento;
- Tiveram redução de demanda;
- e 52,4% apontaram aumento no endividamento.
Mesmo com a retomada parcial de algumas atividades, a recuperação ocorrerá de forma gradativa e lenta. Razão para uma boa gestão de transporte nas empresas para reduzir os danos financeiros e se fortalecer pós-pandemia.
5 Dicas para a gestão de transporte da sua empresa alcançar excelentes resultados!
Não deixe de lado o planejamento
É no planejamento que todos os processos devem ser analisados e otimizados, a ideia é conseguir padronizar algumas etapas e inserir soluções inteligentes onde possível. Verifique se a sua empresa tem condições de incluir no planejamento:
- Previsões de demanda (Demand Driven);
- Manutenção dos equipamentos;
- Metas sustentáveis que incluam transportes mais limpos e redução do carbono;
- Planos de inovação, que incluam recursos tecnológicos e modernização do setor de transporte.
Utilize um software de gestão a seu favor
Recursos como um sistema ERP ou BIG Data trazem vantagens que vão desde redução de despesas com veículos, informações de rotas, frotas, salários e automação de operações. São dados e aplicações valiosas para otimizar recursos e encontrar alternativas realistas e inteligentes para o seu negócio.
Tenha Controle sobre os seus Gastos
Aqui o ideal é estar atento com as despesas de manutenção, equipamentos e salários, avaliar as áreas de maior custo e o que fazer para reduzir gastos nestas áreas. Verifique se não compensa mais a contratação de uma terceirizada para reduzir custos.
Oriente e capacite da sua equipe
Se você quer realmente garantir bom desempenho, o máximo de qualidade nos seus produtos e ainda reduzir desperdícios, invista na sua equipe. Reforce ações preventivas neste momento de pandemia e busque aprimorar as habilidades dos seus funcionários. Acompanhe o desempenho deles para saber as áreas de maior necessidade de treinamento.
Monitore e busque melhoria contínua
O monitoramento periódico previne sérios problemas futuros e contribui para mitigar falhas. Com controle das despesas e monitoramento constante, é possível se obter melhorias na operação que fortaleça sua rede logística e reduza os riscos.
E então, sua empresa já coloca em prática todas essas dicas? Se ainda não, avalie como é possível começar! Caso já esteja no caminho, sempre é bom relembrar esses princípios, avaliar o seu andamento, para assim dar um passo adiante!
A ORBIT Logistics é um dos principais fornecedores mundiais de soluções de gerenciamento de estoque (VMI – Vendor Managed Inventory e SCM – Supply Chain Management) e aquisição de dados em tempo real.
Nossa empresa, fundada em 2003, fornece um sistema modular para gerenciamento e automação da cadeia de suprimentos, atendendo clientes globais a partir de escritórios em Leverkusen (Alemanha), Atlanta (EUA), São Paulo (Brasil) e Shanghai (China). Uma equipe altamente qualificada, composta por mais de 40 engenheiros e técnicos, oferece soluções “turn key” personalizadas para gestão e monitoramento de processos.
Se você quer ter acesso a mais conteúdos como esse, siga as nossas páginas no Facebook e no Linkedin para manter-se atualizado sobre as principais novidades do setor ou entre em contato conosco!
0 comentários