5 dicas para gestão de custos logísticos

4 minutos para ler

Fazer a gestão de custos logísticos é um passo importante para que a sua empresa consiga se desenvolver e se tornar mais lucrativa no mercado. Contudo, essa não é uma tarefa fácil. Por isso, vamos mostrar quais são os custos nos processos logísticos e como você pode gerenciá-los de forma adequada.

Quer ver como? Continue lendo o nosso post que você não vai se arrepender!

 

Conheça os custos logísticos

Antes de começar a pensar em como fazer a gestão de custos logísticos, você precisa saber no que consiste esse processo. Ele está dividido nas seguintes etapas:

  1. estocagem (guardar a matéria-prima, que terá movimentação dentro da empresa);
  2. movimentação de materiais;
  3. armazenagem (guardar os produtos já prontos para o consumo, que serão usados para atender a demanda do mercado);
  4. transporte.

Cada um desses passos apresenta os seus custos. Por isso, é importante que você os conheça para conseguir avaliar onde está indo mais dinheiro que o necessário, e estabelecer metas realistas para reduzir os custos.

 

Veja 5 maneiras fazer a gestão de custos logísticos

Agora que você já sabe quais são as atividades envolvidas no processo logístico e que cada um deles apresenta custos, é preciso tomar medidas para fazer o gerenciamento deles de forma adequada. Para ajudar você nesse desafio separamos 5 dicas. Veja quais são!

 

1. Faça o mapeamento e monitoramento dos processos

É importante conhecer minuciosamente cada etapa do seu processo logístico. Assim fica mais fácil monitorá-los e saber o que está dando certo e o que precisa de ajustes. Essa ação precisa ser feita periodicamente para que o seu gerenciamento seja eficiente.

 

2. Invista em automação

Automatizar os processos é uma excelente forma de diminuir os erros e o retrabalho da sua equipe. É verdade que isso tem um custo inicial, mas quando pensado a médio e a longo prazo fica claro o custo-benefício dessa ação. Só assim será possível produzir mais gastando menos.

 

3. Contrate fornecedores qualificados

Um passo importante para fazer uma gestão de custos logísticos apropriada é procurar por fornecedores que estejam dispostos a trabalhar em parceria com você.

Decidir apenas por preços mais baixos pode ser um erro e gerar mais custos a longo prazo. Por isso, foque na qualidade do serviço prestado e procure negociar os valores.

 

4. Centralize as informações

Os maiores erros em um processo logístico ocorrem por falhas na comunicação dentro da empresa. Para resolver esse problema é importante centralizar as informações. Ter um sistema onde todos possam ter acesso às informações que precisam é uma boa forma de melhorar a comunicação no seu negócio.

 

5. Capacite sua equipe

Trabalhe com profissionais capacitados. Se eles não souberem o que fazem vão cometer muitos erros e aumentar os custos nos processos logísticos. Procure oferecer treinamentos internos que promovam a reciclagem do conhecimento dos profissionais e um constante aprendizado.

Fica claro que fazer a gestão de custos logísticos não será uma tarefa simples. Apesar disso, esse passo não é impossível e precisa ser tomado para tornar o seu empreendimento mais lucrativo. Colocar as dicas que mencionamos em prática vai facilitar o seu trabalho, tornando-o cada vez mais eficiente e produtivo no mercado.

Gostou de conhecer essas 5 dicas para gestão de custos logísticos? Quer saber mais sobre o assunto? Então veja as melhores práticas em automação de processos logísticos!

 

ORBIT Logistics é um dos principais fornecedores mundiais de soluções de gerenciamento de estoque (VMI – Vendor Managed Inventory e SCM – Supply Chain Management) e aquisição de dados em tempo real.

Nossa empresa, fundada em 2003, fornece um sistema modular para gerenciamento e automação da cadeia de suprimentos, atendendo clientes globais a partir de escritórios em Leverkusen (Alemanha), Atlanta (EUA), São Paulo (Brasil) e Shanghai (China). Uma equipe altamente qualificada, composta por mais de 40 engenheiros e técnicos, oferece soluções “turn key” personalizadas para gestão e monitoramento de processos.

Para mais informações:

ORBIT Logistics Brasil
www.orbitlog.com.br
dante@orbitlog.com.br

Tel.: (11) 3796-1755 / 1756
Cel.: (11) 96420-1701

Posts relacionados

Deixe uma resposta