5-dicas-campeas-para-gerenciamento-da-sua-cadeia-de-logistica-supply-chain.jpeg 5-dicas-campeas-para-gerenciamento-da-sua-cadeia-de-logistica-supply-chain.jpeg

5 dicas campeãs para gerenciamento da sua cadeia de logística (Supply Chain)

4 minutos para ler

A gestão da cadeia de suprimentos é uma das soluções de gerenciamentos mais importantes dentro de uma organização, sempre se buscando a eficiência e a otimização dos serviços. Mas o que torna o Supply Chain de uma empresa melhor? Muitos conselhos e recomendações podem ser dados, mas as respostas vão variar em cada empresa, dependendo de sua atividade e de seu porte no mercado. O que se pode afirmar, no entanto, é que existem algumas práticas que são mais adotadas, e aquelas empresas que lideram o mercado já estão de olhos atentos para elas. Dessa forma, fique por dentro de algumas dicas vencedoras que uma variedade de empresas e indústrias têm adotado com sucesso em suas cadeias logísticas neste post que preparamos pra você!

 

Livre-se das planilhas

Pare de planejar suas compras de abastecimento usando planilhas simples. Essa solução é lenta e pouco confiável, mais aberta a erros humanos de controle. Certifique-se de que está utilizando os números, registros e outras informações mais precisas, investindo em uma plataforma informatizada para a gestão de Supply Chain em seu negócio.

 

Identifique parceiros de inovação

Os gerentes de Supply Chain devem determinar quais dos seus fornecedores possuem capacidades que possam ser usufruídas por suas empresas, a fim de gerar inovações nos seus produtos, serviços ou nas estratégias de movimentação e distribuição. A organização das compras deve desempenhar um papel-chave dentro da empresa, tornando mais um facilitador de todo o processo. A melhoria dos fluxos atuais pode não só acelerar os processos, mas também barateá-los.

 

Segmente de sua base de fornecimento

Para identificar os parceiros certos, a segmentação de fornecedores deve tornar-se uma habilidade importante do gestor. Isso vai dar o conhecimento de quais fornecedores são mais interessantes de se trabalhar em dados períodos ou com certos materiais e volume de lotes. Assim, haverá ainda mais chances de negociar as condições de compra e entrega com quem abastece sua empresa.

 

Adote iniciativas de responsabilidade social e ambiental

A redução dos níveis de carbono, dos efluentes poluidores ou de outros fatores nocivos à saúde das pessoas ou ao meio ambiente não é mais um aspecto simplesmente relevante à natureza e a boa conservação da sociedade. Isso também virou algo relevante para a reputação da empresa e um motor de marketing. Não só os consumidores hoje em dia pensam bastante na hora de selecionar as empresas com quem irão fazer negócio, algumas empresas fornecedoras também estão adotando as mesmas práticas. Além das iniciativas verdes, a responsabilidade social, que reflete no bem-estar, educação, alimentação e saneamento de certas comunidades, por exemplo, colabora para as escolhas feitas no mercado.

 

Faça a tecnologia trabalhar para você

Os fluxos de trabalho e operações internas podem ser otimizados com o uso da tecnologia certa em seu negócio. Avalie primeiramente os processos que carecem ser melhorados e escolha aquelas soluções tecnológicas que mais bem se incorporam com o que sua empresa precisa, como uma ótima ferramenta de gestão de estoques ou para a aquisição global de dados em tempo real. Um software de Vendor Managed Inventory (VMI) ou de Supply Chain Management (SCM) pode vir a calhar.

O gestor ou dono do negócio precisa estar sempre acompanhando as transformações do mercado para melhorar seu negócio. Você já utiliza alguma dessas dicas em sua cadeia de Supply Chain? Deixe seu comentário e se junte à conversa!

 

 

ORBIT Logistics é um dos principais fornecedores mundiais de soluções de gerenciamento de estoque (VMI – Vendor Managed Inventory e SCM – Supply Chain Management) e aquisição de dados em tempo real.

Nossa empresa, fundada em 2003, fornece um sistema modular para gerenciamento e automação da cadeia de suprimentos, atendendo clientes globais a partir de escritórios em Leverkusen (Alemanha), Atlanta (EUA), São Paulo (Brasil) e Shanghai (China). Uma equipe altamente qualificada, composta por mais de 40 engenheiros e técnicos, oferece soluções “turn key” personalizadas para gestão e monitoramento de processos.

 

Para mais informações:

ORBIT Logistics Brasil
www.orbitlog.com.br
dante@orbitlog.com.br

Tel.: (11) 3796-1755 / 1756
Cel.: (11) 96420-1701

Posts relacionados

Deixe uma resposta