5 desafios logísticos enfrentados pelas empresas brasileiras 5 desafios logísticos enfrentados pelas empresas brasileiras

5 desafios logísticos enfrentados pelas empresas brasileiras

4 minutos para ler

A logística não significa apenas o transporte de mercadorias ou serviços — é uma área que envolve o planejamento, armazenamento, circulação e distribuição de quaisquer tipos de produtos. Por ser uma atividade bastante complexa, muitas empresas encontram dificuldades para trabalharem no setor logístico. Você que gerencia frotas já tem uma ideia do que estamos falando, não é verdade? Junte-se a nós e saiba mais sobre os cinco maiores desafios logísticos enfrentados pelas empresas brasileiras!

Transporte e distribuição

Um dos grandes gargalos enfrentados pelas companhias está justamente em uma das atividades mais básicas: o transporte e distribuição de mercadorias. É raro uma empresa que nunca tenha tido problemas em transportar os produtos por causa de más condições das vias, independentemente do tipo de transporte utilizado.

O problema do transporte é que este não depende apenas da empresa. A construção e a operação de rodovias, aeroportos, ferrovias e portos dependem dos governos e das suas empresas concessionárias. Logo, sabe-se o quão complicado se torna transportar e distribuir produtos ou serviços, uma vez que muitas vias se encontram em condições bem abaixo do necessário.

No entanto, mesmo não contando com uma infraestrutura adequada, pode-se usá-la de forma eficiente, otimizando as rotas de distribuição e contando com aquela ajuda da tecnologia.

Investimento em Tecnologia da Informação

A tecnologia é uma forte alidada das empresas, e os programas de última geração reúnem dados relevantes que melhoram os processos logísticos. Contudo, há uma forte resistência por parte de muitas organizações de menor porte. Muitos gestores defendem que suas atividades não precisam serem melhoradas, enquanto outros acreditam que o investimento em TI é um gasto desnecessário para a corporação.

As ideias acima citadas fazem parte da falta de entendimento sobre a complexidade da atividade logística. Muitos processos não podem simplesmente ser anotados na  ponta do lápis. O ideal é contar ao menos com simples softwares de planilhas para registrar todas as atividades feitas pela empresa; dessa forma, a TI ajuda a qualificar o seu quadro de colaboradores.

Qualificação de colaboradores

A carência de funcionários qualificados afeta todos os setores do mercado brasileiro, em especial na Logística. Falta gente qualificada no país, isso é, profissionais que tenham noções diferenciadas sobre cadeia de suprimentos — conhecimentos sobre economia, infraestrutura, armazenagem, distribuição e gestão de estoque.

Gestão de estoque

Este é o desafio que, com certeza, já te tirou o fôlego uma vez na vida. Estamos certos? Todos nós sabemos que material “preso” em estoque significa perda de dinheiro. Mas e se surgir uma demanda inesperada e você não tiver mercadoria para atender aos seus clientes? Mais prejuízo vem aí!

Administrar o estoque de maneira inteligente é uma tarefa árdua na rotina de qualquer empresa logística. Para evitar erros fatais, é preciso ter o mínimo de estoque possível, em que cada compra de mercadoria seja feita próximo ao período de vendas.

Além de ter o conhecimento sobre a relação entre a demanda e seus produtos, fique atento em como se deve descartar todo o material produzido por sua empresa.

Descarte dos produtos

Uma outra dor de cabeça para as empresas refere-se ao descarte dos produtos. Esse processo deve obedecer à Lei n. 1235, sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos que estabelece o destino final de componentes recicláveis

Uma solução para cada desafio

Ao longo deste post, você viu os principais desafios logísticos enfrentados pelas empresas brasileiras. No entanto, usando conhecimentos e investindo cada vez mais nos colaboradores e processos, é possível superar cada um deles. Por isso, sempre aproveite as oportunidades para otimizar sua empresa.!

Gostou de saber mais sobre desafios logísticos? Ficou alguma dúvida ou quer comentar sobre algum outro desafio que você encara ou já teve? Aproveite o espaço nos comentários e converse conosco. Participe!

 

 

ORBIT Logistics é um dos principais fornecedores mundiais de soluções de gerenciamento de estoque (VMI – Vendor Managed Inventory e SCM – Supply Chain Management) e aquisição de dados em tempo real.

Nossa empresa, fundada em 2003, fornece um sistema modular para gerenciamento e automação da cadeia de suprimentos, atendendo clientes globais a partir de escritórios em Leverkusen (Alemanha), Atlanta (EUA), São Paulo (Brasil) e Shanghai (China). Uma equipe altamente qualificada, composta por mais de 40 engenheiros e técnicos, oferece soluções “turn key” personalizadas para gestão e monitoramento de processos.

Para mais informações:

ORBIT Logistics Brasil
www.orbitlog.com.br
dante@orbitlog.com.br

Tel.: (11) 3796-1755 / 1756
Cel.: (11) 96420-1701

Posts relacionados

Deixe um comentário