5 coisas que toda gestão de estoque impecável tem em comum 5 coisas que toda gestão de estoque impecável tem em comum

5 coisas que toda gestão de estoque impecável tem em comum

5 minutos para ler

Conseguir gerir a área de estoques de forma eficiente proporciona resultados positivos tanto para a área de logística como para a empresa como um todo. Isso acontece porque, apesar de ser uma área com rotinas operacionais, algumas atividades têm ligação com outras áreas, podendo influenciar positiva ou negativamente. Confira abaixo alguns aspectos que ajudam a garantir uma gestão de estoque impecável e aprimore seus processos agora mesmo!

Análises do giro dos materiais

Um dos aspectos mais importantes a respeito de uma gestão de estoque eficiente é o controle do tempo que os produtos permanecem no estoque. Essa análise, chamada de giro de produtos, ajuda a formar decisões de compras mais assertivas, garantir altos índices de atendimento de pedidos e também a organizar o layout de forma que ajude no aumento da produtividade e reduz o tempo de separação dos pedidos.

A análise da curva ABC auxilia na compreensão de quais itens possuem maior giro e maior participação no faturamento (classe A) e que, portanto devem ser comprados em maior quantidade ou em maior frequência. Da mesma forma que itens com baixo giro e pouca participação no faturamento (classe C), não devem possuir grandes investimentos de capital, dado o risco de perdas e obsolescência.

Controle rigoroso das rotinas e dos resultados

Acompanhar as rotinas e os resultados na gestão de estoques permite que o gestor identifique falhas e pontos que necessitam de melhorias, assim como permite levantar quais ações podem ser tomadas. Além disso, essa análise de resultados permite avalar o quão próximo, ou não, os resultados estão dos objetivos. Com isso, o gestor possui uma base bem sólida e confiável para elaborar um planejamento mais adequado e alinhado com as estratégias.

Planejamento de médio e longo prazo

Apesar de ser uma área com foco operacional, para que a gestão de estoque possa chegar a um nível impecável, é necessário considerar um planejamento de médio e longo prazo que envolve, principalmente, previsão de demanda, giro dos estoques, controle de compras, capacidade produtiva, políticas de trocas e devoluções, entre outras coisas.

Integração com outros departamentos

Como já mencionado anteriormente, a gestão de estoques possui uma relação direta com os setores de Compras e Comercial. Isso quer dizer que as ações e resultados de uma área pode influenciar diretamente nas outras. Dois exemplos mais comuns:

  • Área de estoques não comunica diretamente com a área Comercial, que por sua vez não possui precisão nas informações de disponibilidade de itens e corre o risco de realizar uma venda de um produto que, na verdade, não está disponível;
  • Área Comercial e de Estoques não compartilham informações sobre a previsão de demanda e o giro dos materiais, deixando compras sem informações suficientes para realizar aquisições mais assertivas — o que pode causar falta de itens necessários e perdas de vendas, comprometendo o faturamento.

Automatização da cadeia de suprimentos

Assim como a integração entre as áreas é importante, a comunicação com os fornecedores e parceiros também é fundamental para garantir uma gestão de estoque eficiente. A execução de atividades manuais compromete a segurança das informações, tornando os processos menos confiáveis, reduzindo os níveis de produtividade e aumentando a necessidade de retrabalho, os custos e desperdícios.

Um bom exemplo de como a automatização pode ser favorável é através da utilização de um sistema VMI, que faz com que os fornecedores tenham acesso às informações de estoque de seus clientes e antecipe o abastecimento, reduzindo drasticamente os índices de faltas de produtos em estoque.

Ainda existem outras formas de tornar uma gestão de estoque impecável. Porém, com as dicas que oferecemos hoje, já é possível tornar os processos mais eficazes e aprimorar os resultados — garantindo, inclusive, um planejamento bem mais assertivo.

O que achou desse post? Aproveite para conhecer 4 erros na gestão de estoque que devem ser evitados a todo custo!

 

ORBIT Logistics é um dos principais fornecedores mundiais de soluções de gerenciamento de estoque (VMI – Vendor Managed Inventory e SCM – Supply Chain Management) e aquisição de dados em tempo real.

Nossa empresa, fundada em 2003, fornece um sistema modular para gerenciamento e automação da cadeia de suprimentos, atendendo clientes globais a partir de escritórios em Leverkusen (Alemanha), Atlanta (EUA), São Paulo (Brasil) e Shanghai (China). Uma equipe altamente qualificada, composta por mais de 40 engenheiros e técnicos, oferece soluções “turn key” personalizadas para gestão e monitoramento de processos.

Para mais informações:

ORBIT Logistics Brasil
www.orbitlog.com.br
dante@orbitlog.com.br

Tel.: (11) 3796-1755 / 1756
Cel.: (11) 96420-1701

Posts relacionados

Deixe um comentário