Para o gestor, é importante aproveitar da melhor forma todas as possíveis estratégias para otimizar sua gestão, principalmente as medidas relacionadas ao controle de estoque. Uma dessas estratégias é a codificação de materiais. A codificação é um recurso usado há milhares de anos a fim de facilitar a comunicação entre as pessoas e a identificação de itens.
Veja alguns benefícios da codificação de materiais para um estoque eficiente!
Conquista uma importante padronização
Um dos mais importantes benefícios é a padronização dos itens de estoque. A finalidade da codificação é facilitar a identificação dos itens armazenados, por isso, estabelece um padrão de reconhecimento, adotando um determinado sistema.
A empresa pode optar pela codificação alfabética (na qual os materiais são representados por letras do alfabeto) ou pela codificação alfanumérica (em que a identificação se dá por meio da combinação de letras e números).
Existe ainda a codificação numérica, também chamada de Sistema Numérico ou Decimal, considerada muito prática, adotando o uso de algarismos romanos (que são, na verdade, letras maiúsculas do nosso alfabeto latino). Essa padronização segue, em regra, o SFC (Sistema Federal de Classificação de Suprimentos).
Outro sistema é o de Código de Barras da EAN Brasil (Associação Brasileira de Automação Comercial), muito eficaz, apresentando rapidez e precisão na troca de informações e assegurando maior qualidade na movimentação e produtividade do controle de estoque.
Evita a duplicidade de itens
Outro erro comum no controle de estoque é a duplicidade de itens na contagem, o que acarreta problemas, especialmente na hora de inventariar. “Batizando” cada produto com um código, é possível individualizá-lo, torná-lo único e diferenciado de qualquer outro item.
As consequências na duplicação de materiais são diversas, entre elas, a de majorar o valor real do estoque e a de deixar faltar produtos importantes no estoque.
Facilita a entrada e saída dos materiais
Outro benefício da codificação é que torna o controle de entrada e saída de itens mais preciso e seguro, contribuindo para evitar furtos, desvios e outras formas de saída não programadas. Cada produto codificado só pode entrar e sair uma única vez, e isso ajuda, também, a reduzir erros no envio das mercadorias ao cliente.
A movimentação dos itens de estoque ganha maior agilidade com a codificação, contribuindo para reduzir o tempo para converter o capital de giro imobilizado em receita, ou seja, ajuda a aumentar o nível de liquidez dos produtos.
Melhora a comunicação com o cliente
A codificação de materiais também permite que a comunicação entre empresa-cliente fique otimizada, já que existe uma linguagem especial usada por ambas as partes para identificar os produtos.
Para entender melhor, imagine a dificuldade de comunicação quando as pessoas se comunicam em idiomas diferentes. Quando todos os itens estão codificados, fica mais fácil para a empresa identificar erros e corrigi-los rapidamente, bem como o cliente pode melhorar a escolha, a compra e o recebimento de sua mercadoria, evitando conflitos e custos desnecessários.
As possibilidades de devolução e troca reduzem bastante.
A codificação de materiais proporciona uma integração tecnológica
O uso de codificação é uma forma de aproveitar melhor os recursos tecnológicos, como o rastreamento por ondas de rádio e a participação no Intercâmbio Eletrônico de Documentos (EDI).
O EDI consiste na troca de documentos e informações entre empresas mediante sistemas de teleinformática, reduzindo assim a burocracia, a quantidade de papéis e os custos — trata-se de uma automação dos processos comerciais.
Você já faz a codificação de materiais em seu estoque? Para mais informações sobre gestão de estoque eficiente, não deixe de ler “5 melhores práticas para uma gestão de estoque eficiente”.
A ORBIT Logistics é um dos principais fornecedores mundiais de soluções de gerenciamento de estoque (VMI – Vendor Managed Inventory e SCM – Supply Chain Management) e aquisição de dados em tempo real.
Nossa empresa, fundada em 2003, fornece um sistema modular para gerenciamento e automação da cadeia de suprimentos, atendendo clientes globais a partir de escritórios em Leverkusen (Alemanha), Atlanta (EUA), São Paulo (Brasil) e Shanghai (China). Uma equipe altamente qualificada, composta por mais de 40 engenheiros e técnicos, oferece soluções “turn key” personalizadas para gestão e monitoramento de processos.
Se você quer ter acesso a mais conteúdos como esse de codificação de materiais, siga as nossas páginas no Facebook e no Linkedin para manter-se atualizado sobre as principais novidades do setor ou entre em contato conosco!
Preciso melhorar o controle do meu estoque