Além de falar dos seus benefícios chave, vale explorar um pouco sobre como funciona um sistema WMS. Seu principal objetivo é garantir que as mercadorias sejam movidas com eficiência dentro do armazém, apesar de suas funcionalidades possibilitarem que o máximo de vantagens sejam extraídas para a sua empresa. Aqui, vamos entender melhor o que precisa ser considerado antes de sua implantação e suas principais vantagens para as operações do seu armazém! Confira!
Antes de falar dos benefícios, considere:
Os sistemas de gerenciamento de armazém podem variar conforme seu método de implantação e implementação. Até o momento, existem 4 tipos disponíveis no mercado, a saber: módulos ERPs autônomos, WMS em nuvem, de terceiros e integrados. Sendo o primeiro o mais comum devido aos seus recursos que atendem às operações de armazenagem de rotina. Porém, antes de escolher o WMS mais adequado para o seu negócio, você precisa considerar todos os custos a longo prazo que a implantação do software irá gerar.
Desafios que devem ser considerados antes de implantar um sistema WMS
Dependendo do porte da sua empresa, estude os melhores planos de pagamentos e despesas a longo prazo. Outro desafio é uma equipe interna especializada. Considere treinar colaboradores, conforme suas funções, para melhor aproveitamento do sistema. Do mesmo modo, planeje financeiramente a implementação completa do sistema, incluindo a personalização e atualizações futuras. Pois, essa é uma etapa negligenciada pelas empresas por exigir mais esforço e dinheiro. E por fim, não deixe de lado um sistema de segurança de armazém, para assim diminuir riscos e certificar que suas mercadorias estarão protegidas.
5 Benefícios chave do sistema WMS
1. Armazém e estoque otimizado
Um dos principais benefícios do sistema WMS é a forma como ele otimiza o fluxo do armazém, ele padroniza movimentos, separação e locais de estoque. Com isso, define o melhor uso do espaço físico, de acordo com a característica do material e das tarefas. Com análise de planta baixa e monitoramento dos materiais, há menos desperdícios, mais agilidade, além de diminuir custos com manutenção de estoque.
2. Amplia a segurança
Os WMS, em sua maioria, dão acesso a funcionários por meio de contas de usuários individuais. Com essa simples ação, aumenta-se a responsabilidade do colaborador e reduz os riscos de roubos e acessos não autorizados em materiais confidenciais da organização. Por outro lado, a empresa consegue monitorar as transações e detectar a necessidade de treinamentos ou outras melhorias nas equipes.
3. Estimula o desempenho da mão de obra
O ganho de tempo, resultado da otimização do fluxo de mercadorias pelo WMS, permite melhor utilização da mão de obra. Ainda mais, o sistema pode diminuir erros humanos, atribuir tarefas de rotina e criar cronogramas, a fim de aperfeiçoar a força do trabalho humano.
4. Potencializa a gestão
No que concerne à gestão, podemos incluir desde a redução de custos operacionais, maior flexibilidade, já que os WMS podem simular formas de melhor organização dos espaços. O que contribui com a escolha de um formato que maximize a eficiência e economize tempo e dinheiro. Além de melhorar a gestão de estoque, pois um gerenciador de armazém consegue prever o nível de estoque ideal para a sua demanda.
5. Fortalece relacionamento de clientes e fornecedores
Com um sistema de armazém, outro benefício que precisa ser destacado são a visibilidade de estoque e rastreamento das mercadorias. O que resulta em as datas de entregas informadas aos clientes são mais realistas e precisas, o que diminui as reclamações e em contrapartida se ganha mais satisfação do cliente. Por sua vez, fornecedores também se beneficiam com essa visibilidade e precisão de localização de mercadoria.
A ORBIT Logistics é um dos principais fornecedores mundiais de soluções de gerenciamento de estoque (VMI – Vendor Managed Inventory e SCM – Supply Chain Management) e aquisição de dados em tempo real.
Nossa empresa, fundada em 2003, fornece um sistema modular para gerenciamento e automação da cadeia de suprimentos, atendendo clientes globais a partir de escritórios em Leverkusen (Alemanha), Atlanta (EUA), São Paulo (Brasil) e Shanghai (China). Uma equipe altamente qualificada, composta por mais de 40 engenheiros e técnicos, oferece soluções “turn key” personalizadas para gestão e monitoramento de processos.
Se você quer ter acesso a mais conteúdos como esse, siga as nossas páginas no Facebook e no Linkedin para manter-se atualizado sobre as principais novidades do setor ou entre em contato conosco!
0 comentários