Automação do Supply Chain - 4 motivos para fazer Automação do Supply Chain - 4 motivos para fazer

4 motivos para automatizar as etapas de Supply Chain em sua empresa

5 minutos para ler

A gestão da cadeia de suprimentos, conhecida como gestão de Supply Chain, é primordial para o bom funcionamento de uma empresa. O seu estoque é determinante no andamento das negociações com clientes e no sucesso da realização de novas vendas. 

Por tratar-se de uma cadeia composta por vários setores e processos distintos, tais como aquisição, produção, separação e vendas, a sua gestão é razoavelmente complexa. Essa dificuldade aumenta ainda mais quando você não utiliza programas de gestão, que são ferramentas indispensáveis na busca pelos resultados desejados e facilitam muito na hora de administrar.

A utilização de softwares na gestão da cadeia de suprimentos permite que tenha acesso a informações de todos os setores da empresa em um único local, criando condições amplas para análise e tomada de decisão. 

Confira a seguir os principais motivos pelos quais você deve aderir desde já à automatização das etapas de Supply Chain em sua empresa.

 

Monitoramento para otimização de processos

A tecnologia tem se tornado essencial no desenvolvimento de negócios em todos os ramos possíveis, agindo como um agregador de valor. Quando uma companhia adere ao uso de tecnologias úteis à sua gestão, ela otimiza seus processos por meio da análise coerente das informações coletadas, o que possibilita maior assertividade na tomada de decisões.

Outro ponto importante é a universalização das informações, que ficam disponíveis a todos os setores envolvidos. Essa característica ajuda a envolver as equipes nas metas que devem ser alcançadas e na superação das expectativas apontadas pelos gestores.

Uma ferramenta de gestão eficaz não só auxilia nas decisões como reduz o tempo gasto para realizá-las. Além disso, muitas tarefas passam a ser concebidas de forma automática, sem a necessidade do envolvimento direto dos seus colaboradores, reduzindo custo com mão de obra extra.

Aplicativos adequados ao ramo de atuação da sua empresa podem contribuir positivamente com a melhoria dos processos e tornar sua equipe mais focada em resultados. Tais programas contam também com sugestões práticas de intervenção que são muito úteis.

 

Redução de trabalhos manuais

O trabalho manual é um sequestrador de tempo. Ele exige das pessoas uma obrigação física, impossibilitando que desempenhe outras atividades, limitando a capacidade dos seus colaboradores. Ao informatizar processos repetitivos, que não tenham realmente a necessidade de alguém desempenhando a função, você deixa sua equipe mais à vontade para se dedicar a tarefas mais valiosas, que irão agregar valor aos seus produtos e serviços.

 

Aumento considerável de produtividade

É muito comum nas empresas encontrar funcionários desmotivados. Há diversos fatores que podem determinar a falta de ânimo, porém boa parte provém da sensação de não estar fazendo algo útil. As pessoas querem estar envolvidas em tarefas que exijam o máximo de sua capacidade e nas quais possam visualizar os resultados do seu desempenho, obtendo o merecido reconhecimento.

Quando você reduz a carga de trabalho enfadonho de seus colaboradores, eles passam a ter mais tempo para aperfeiçoar as atividades que desempenham, tornando-se mais produtivos e eficientes.

 

Negociações mais lucrativas com fornecedores

Quando sua equipe não conta com monitoramento de dados, ela constantemente se perde em meio a negociações longas e infrutíferas. É possível até que um colega do setor ao lado já tenha realizado uma operação igual a que ela está realizando, porém, a falta de informatização a impede de ter acesso a esses dados.

O compartilhamento de informações é algo de grande relevância em negociação na cadeia de suprimentos. Ao invés de fazer e refazer as cotações cada vez que surgir uma nova necessidade, o funcionário passa a se dedicar em conseguir repetir a última negociação ou até mesmo melhorar as condições junto ao fornecedor. São dois pontos positivos aqui: economia de tempo e economia de dinheiro.

Quer saber mais? Acompanhe nosso site para ler sempre notícias direcionadas aos interesses de sua empresa!

 

ORBIT Logistics é um dos principais fornecedores mundiais de soluções de gerenciamento de estoque (VMI – Vendor Managed Inventory e SCM – Supply Chain Management) e aquisição de dados em tempo real.

Nossa empresa, fundada em 2003, fornece um sistema modular para gerenciamento e automação da cadeia de suprimentos, atendendo clientes globais a partir de escritórios em Leverkusen (Alemanha), Atlanta (EUA), São Paulo (Brasil) e Shanghai (China). Uma equipe altamente qualificada, composta por mais de 40 engenheiros e técnicos, oferece soluções “turn key” personalizadas para gestão e monitoramento de processos.

Para mais informações:

ORBIT Logistics Brasil
www.orbitlog.com.br
dante@orbitlog.com.br

Tel.: (11) 3796-1755 / 1756
Cel.: (11) 96420-1701

Posts relacionados

Deixe uma resposta