4 KPIs para uma gestão de estoque eficiente

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Qualquer profissional que trabalha com armazenamento sabe como esse setor mal gerenciado pode custar caro para uma empresa.

Existem algumas maneiras de fazer um acompanhamento mais criterioso e estratégico, e uma das melhores é o uso de KPIs para gestão de estoque. Entender um pouco mais sobre esses indicadores é muito importante para desenvolver um planejamento voltado para otimizar o fluxo de mercadorias da empresa.

Pensando nisso, hoje vamos falar sobre os 4 melhores KPIs a serem acompanhados para você alcançar ótimos resultados. Confira!

1. Ressuprimento

O ponto de ressuprimento é um dos indicadores mais importantes para qualquer empreendedor. Conhecido como PR, ele se baseia em uma avaliação da demanda diária de determinado material e a duração média do ciclo das atividades.

Suponha que, em média, 10 unidades de uma mercadoria sejam vendidas por dia: no final da semana serão necessárias 50 unidades para suprir a necessidade dos clientes.

Esse indicador permite traçar um planejamento mais preciso do estoque, buscando sempre evitar a falta de mercadorias.

2. Reabastecimento

Estoques vazios significam perda de clientes novos e dificuldade de manutenção dos antigos.

O gestor precisa saber quando deve ser feito o reabastecimento por alguns motivos: fazê-lo precocemente pode gerar perda de produtos, dificuldade em armazená-los, aumento de gastos com controle e segurança. Já essa tomada de ação tardia acaba com a incapacidade de suprir as necessidades dos clientes, o que é desastroso para qualquer negócio.

Tenha em mente sempre que o indicador de ressuprimento deve ser seu aliado para um reabastecimento em tempo certo. Por meio deles é possível entender o que deve ou não ser abastecido e quando isso deve ocorrer. Uma boa dica é monitorar seus fornecedores para saber se eles poderão acompanhar a sua demanda.

3. Giro de estoque

O giro de estoque é uma análise da rotatividade: há quanto tempo cada produto está na prateleira e com qual frequência ele deve ser renovado.

A ideia é entender quais são seus produtos mais e menos procurados para poder planejar formas de aumentar esses índices, permitindo desenvolver uma logística com mais competitividade.

Imagine uma empresa de construção referência em venda de latas de tintas. Ao fazer essa análise, o gestor nota que a saída de pincéis está abaixo da média: Ele pode, então, oferecer vendas casadas, descontos maiores para a compra de materiais em conjunto, etc.

4. Taxa de retorno

Esse é um dos indicadores entre os KPIs para gestão de estoque que garantem o diferencial dos negócios. A taxa de retorno nada mais é do que a quantidade de produtos que, apesar de vendidos, retornam por algum motivo devido à logística reversa.

Para chegar ao valor exato, o cálculo é dividir o número de itens retornados pelos vendidos e multiplicar por 100, para ter a porcentagem de estorno. O ideal é que essa taxa seja próxima de 0, apontando o baixo índice de devolução.

Assim, o gestor poderá se planejar para lidar com produtos de baixa aceitação, podendo identificar os motivos principais e agir para solucioná-los da maneira mais eficiente.

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