4 erros comuns de logística que sua empresa não pode ter 4 erros comuns de logística que sua empresa não pode ter

4 erros comuns de logística que sua empresa não pode ter

4 minutos para ler

A logística compreende todas as etapas entre a escolha de fornecedores, aquisição de matéria-prima, produção e distribuição de materiais. Sua correta gestão é primordial no sucesso do negócio. Por esse motivo é muito importante possuir uma estratégia bem definida para evitar erros de logística.

Dentre os benefícios de uma gestão logística assertiva podemos citar a melhoria nos prazos de transporte de matéria-prima, redução de custos de produção, aumento de produtividade, bem como otimização de todas as etapas que dependem da logística para atingir bons resultados.

Confira a seguir alguns erros comuns que a sua empresa deve evitar. Leia até o final e descubra como se destacar da concorrência.

1. Não levar em conta a dinâmica da cadeia logística

Uma das principais falhas notadas na gestão logística é a crença de que ela é um processo fixo e constante. Mas, na verdade, ela é uma cadeia que precisa ser trabalhada de forma integrada, de modo a não afetar o desempenho das etapas seguintes.

A logística se utiliza de máquinas, rodovias, pessoas, e todos esses componentes são passíveis de falhas. É preciso estar atento a possíveis impasses e, assim, possuir sempre uma alternativa.

Conheça em detalhes como funciona cada uma dessas fases. É importante se certificar de que a margem para falhas seja a menor possível. E, por garantia, construa planos emergenciais, de modo que possa se sair de gargalos com mais agilidade, afetando o mínimo a sua cadeia de suprimentos.

2. Cometer erros de logística na previsão de demandas

Uma empresa existe basicamente para atender à necessidade de determinado segmento. É relevante conhecer o seu mercado e buscar com frequência informações coerentes acerca da demanda ou retração.

Estude os relatórios de vendas e busque identificar quais serviços ou produtos geram maior ou menor demanda. Além disso, essa análise permitirá descobrir quais clientes estão reduzindo as aquisições, de modo que possa orientar seu setor comercial a dedicar maior atenção e conquistar novamente esses clientes.

3. Não possuir métricas de desempenho claras

Quando uma empresa vai bem, todo mundo fica satisfeito e, não muito raro, deixa de se preocupar com a manutenção desse desempenho. O mercado oscila com bastante frequência, às vezes por motivos que não estão diretamente ligados ao seu segmento.

Monitorar o desempenho da produtividade, vendas e qualidade dos seus produtos e serviços é essencial para identificar quando esses altos e baixos ocorrem normalmente. Esse conhecimento viabiliza o desenvolvimento de planos para lidar com momentos de baixa.

Estabeleça as metas que deseja manter e forneça condições para que os seus colaboradores consigam executá-las com eficiência.

4. Não automatizar etapas básicas da cadeia de suprimentos

O excesso de trabalho manual é um vilão que dificulta a melhoria do desempenho da sua empresa. Processos simples, como etiquetas padronizadas, rastreamento de mercadorias, obrigações tributárias, que poderiam ser automatizados, economizando tempo e dinheiro, são feitos de forma manual.

Se a sua empresa ainda não utiliza um sistema de gestão, está na hora de começar a pensar nesse assunto. O uso de softwares é uma ótima maneira de integrar as etapas da sua logística, além de melhorar a comunicação entre cada uma delas. Todos passam a falar a mesma língua e a trabalhar em prol de metas comuns, fortalecendo a sua capacidade de realização.

Outro ponto positivo para a informatização é a redução da carga de trabalho dos seus colaboradores, que passam a ter mais tempo para se dedicar a tarefas mais importantes, desenvolvendo até mesmo maneiras mais eficientes de executar suas funções e evitar erros de logística.

Agora que você já sabe quais erros de logística precisa evitar, que tal conferir outro artigo? Leia Como uma gestão eficaz da cadeia de suprimentos pode melhorar seus negócios.

 

ORBIT Logistics é um dos principais fornecedores mundiais de soluções de gerenciamento de estoque (VMI – Vendor Managed Inventory e SCM – Supply Chain Management) e aquisição de dados em tempo real.

Nossa empresa, fundada em 2003, fornece um sistema modular para gerenciamento e automação da cadeia de suprimentos, atendendo clientes globais a partir de escritórios em Leverkusen (Alemanha), Atlanta (EUA), São Paulo (Brasil) e Shanghai (China). Uma equipe altamente qualificada, composta por mais de 40 engenheiros e técnicos, oferece soluções “turn key” personalizadas para gestão e monitoramento de processos.

Para mais informações:

ORBIT Logistics Brasil
www.orbitlog.com.br
dante@orbitlog.com.br

Tel.: (11) 3796-1755 / 1756
Cel.: (11) 96420-1701

Posts relacionados

Deixe um comentário