4 dicas para manter um alto giro de estoque 4 dicas para manter um alto giro de estoque

4 dicas para manter um alto giro de estoque

4 minutos para ler

Mercadoria parada em estoque representa capital empresarial parado também, uma vez que o dinheiro que a empresa utiliza para comprar seus estoques poderia ser destinado para outros investimentos. Portanto, manter o giro de estoque é essencial para que o dinheiro continue girando e gerando lucros para a empresa.

Pensando nisso, decidimos oferecer algumas dicas que irão contribuir para manter o alto giro de estoque da sua empresa. Quer saber como? Continue lendo!

Controle os recebimentos

Para que o estoque não fique abarrotado de mercadorias e apresente um giro adequado, é importante manter a comunicação com o setor de compras a respeito das saídas dos produtos. Dessa forma, as remessas solicitadas aos fornecedores serão equivalentes apenas às quantidades ideais e não haverá compras de produtos em excesso.

Essa medida ajuda a evitar que grandes quantidades fiquei armazenadas, elevando os custos e ainda aumentando o risco de perdas.

Faça a análise da curva ABC

A curva ABC é um instrumento de análise que ajuda a identificar quais produtos são mais rentáveis e com maior giro e quais têm pouca saída e não representam muito em termos de faturamento. Com os itens classificados em classe A, B ou C, o gestor sabe que deve concentrar seus investimentos mais em produtos A e B e menos em classe C — isso porque são os primeiros têm mais saída e maior representatividade em faturamento.

Faça um planejamento adequado

Um erro que pode acabar comprometendo o giro dos produtos é a falta de planejamento. Mesmo que a área de estoque seja mais voltada para atividades operacionais, é fundamental fazer um planejamento de curto e médio prazos. Isso significa realizar previsões de demanda e pontos de ressuprimento, planejar capacidade de recebimentos, sazonalidade, entre outras coisas.

Esses planejamentos ajudam a entender melhor as demandas de mercado e supri-las, e a evitar que mercadorias faltem no estoque e a empresa acabe perdendo vendas. Além disso, também ajuda a identificar a capacidade da equipe, em termos de recebimento, e do estoque, no que diz respeito ao espaço de armazenamento.

Utilize um software de gestão

Além de contribuir para a redução de erros e retrabalhos, aumentar a confiabilidade e a segurança das informações e contribuir para o aumento da produtividade, um sistema de informação auxilia no entendimento das rotinas de estoque. Isso porque, de posse das informações fornecidas por meio de relatórios, é possível determinar indicadores que fornecem uma visão ampla das rotinas da área. Assim, o gestor é capaz de identificar os principais focos de problemas e quais ações podem ser tomadas para que essas situações sejam sanadas, mantendo um alto giro de estoque.

Como é possível ver, conseguir manter um alto giro de estoque depende em grande parte de planejamento e análises. Portanto, é importante que os processos sejam constantemente revisados e, caso necessário, que as estratégias de atuação também sejam redirecionadas, buscando sempre aprimorar os resultados.

Sua empresa está enfrentando problemas para manter o alto giro de estoque? Quer saber mais sobre como enfrentar essa situação? Então assine nossa newsletter e não perca nenhum de nossos posts sobre o assunto!

 

 

ORBIT Logistics é um dos principais fornecedores mundiais de soluções de gerenciamento de estoque (VMI – Vendor Managed Inventory e SCM – Supply Chain Management) e aquisição de dados em tempo real.

Nossa empresa, fundada em 2003, fornece um sistema modular para gerenciamento e automação da cadeia de suprimentos, atendendo clientes globais a partir de escritórios em Leverkusen (Alemanha), Atlanta (EUA), São Paulo (Brasil) e Shanghai (China). Uma equipe altamente qualificada, composta por mais de 40 engenheiros e técnicos, oferece soluções “turn key” personalizadas para gestão e monitoramento de processos.

Para mais informações:

ORBIT Logistics Brasil
www.orbitlog.com.br
dante@orbitlog.com.br

Tel.: (11) 3796-1755 / 1756
Cel.: (11) 96420-1701

Posts relacionados

Deixe uma resposta