4 dicas para controle de estoques de matérias-primas

4 minutos para ler

Muitos gestores encontram dificuldades em fazer um controle de estoques de matérias-primas eficiente. Com a correria do dia a dia, esse setor pode acabar sendo esquecido. Essa atitude é um erro que dificultará todo o seu planejamento e controle da empresa como um todo, resultando em perdas de prazos e até mesmo dificuldade financeira de um negócio.

Notou como é importante fazer o controle de estoques de matérias-primas? Quer saber como evitar os problemas que mencionamos? Continue lendo o nosso post e veja as quatro dicas que separamos para você!

 

Como fazer o controle de estoques de matérias-primas

1. Conheça os princípios básicos para o controle de estoque

A principal coisa a se fazer para conseguir um controle de estoques de matérias-primas eficiente é conhecer o que deve ser levado em consideração. Por isso, tenha sempre em mente que você precisa saber:

  • o que deve permanecer em seu estoque (quantidade de itens);

  • quando será necessário fazer o reabastecimento do estoque, seguindo uma ordem de prioridade;

  • a quantidade de materiais necessária em seu estoque em um período pré-determinado (1 mês, por exemplo);

  • quando acionar o departamento de compras para executar a aquisição de estoque (lembre-se de que nada acontece do dia para a noite em uma empresa);

  • qual o processo para receber, armazenar e atender os materiais estocados levando em consideração as necessidades da empresa;

  • controlar o estoque levando em consideração a quantidade, o valor dos materiais e fornecer informações para os setores sobre como está;

  • como formular e manter os inventários usados em avaliações da quantidade e o estado dos materiais em seu estoque;

  • identificar e retirar do estoque os itens que foram danificados ou estão fora do prazo de validade.

 

2. Selecione os seus fornecedores

Os fornecedores são seus parceiros de trabalho. Você precisa saber com quem pode contar e quais oferecem com qualidade os materiais que usa no dia a dia. Por isso, tenha uma lista de fornecedores e saiba de cada um:

  • o prazo de entrega;

  • as condições de pagamento;

  • o contato dele (e-mail, telefone, endereço e outras informações);

  • os benefícios que ele oferece para a sua empresa.

 

3. Organize os materiais

Também procure adotar um sistema de organização para os materiais estocados. Lembre-se de manter o local limpo, organizado e estocar os itens de acordo com as informações do fabricante. Fazer isso facilitará o trabalho dos funcionários e será mais fácil montar um calendário de reposição e conseguir distribuir os itens de acordo com o prazo de validade, evitando a perda de materiais no estoque.

 

4. Use a tecnologia a seu favor

É importante fazer uso da tecnologia de forma que ela facilite o seu trabalho no dia a dia. Para isso, você pode investir em um sistema de identificação, onde todas as informações necessárias sobre o seu estoque sejam armazenadas e possam ser consultadas com facilidade.

Fica claro que por seguir as dicas que citamos você estará muito mais perto de fazer um melhor controle de estoques de matérias-primas. Por meio disso, será possível reduzir os desperdícios, identificar os desvios que podem ocorrer no meio do caminho e, consequentemente, diminuir muito os custos relacionados a esse armazenamento. 

Gostou de conhecer essas dicas de como fazer o controle de estoques de matérias-primas? Quer mais informações sobre o assunto? Comente no post, teremos prazer em responder você!

 

ORBIT Logistics é um dos principais fornecedores mundiais de soluções de gerenciamento de estoque (VMI — Vendor Managed Inventory e SCM — Supply Chain Management) e aquisição de dados em tempo real.

Nossa empresa, fundada em 2003, fornece um sistema modular para gerenciamento e automação da cadeia de suprimentos, atendendo clientes globais a partir de escritórios em Leverkusen (Alemanha), Atlanta (EUA), São Paulo (Brasil) e Shanghai (China). Uma equipe altamente qualificada, composta por mais de 40 engenheiros e técnicos, oferece soluções “turn key” personalizadas para gestão e monitoramento de processos.

 

Para mais informações:

ORBIT Logistics Brasil
www.orbitlog.com.br
dante@orbitlog.com.br

Tel.: (11) 3796-1755 / 1756
Cel.: (11) 96420-1701

Posts relacionados

Deixe uma resposta