3 ferramentas para controle de estoque que você tem que conhecer

por | 20/02/2019

4 minutos para ler

Um dos processos mais complexos e onerosos é a gestão do seu inventário, tanto de insumos como de produtos acabados. Por isso, é fundamental contar com metodologias e ferramentas para controle de estoque que sejam capazes de fornecer informações precisas.  Custos elevados, desperdício de materiais e retrabalhos são inaceitáveis em uma empresa que deseja permanecer competitiva em seu ramo de atuação. Por esse motivo, criamos uma lista de ferramentas que podem ser adotadas para aumentar a eficiência.

Continue lendo para conhecer como melhorar os resultados do gerenciamento de estoque!

Qual é a importância do acompanhamento do estoque?

Controle de estoque

Em primeiro lugar, os estoques estão relacionados diretamente com o resultado financeiro obtido pela indústria. Ou seja, quanto maiores os seus níveis, maior será a imobilização de capital que poderia ser direcionado para outros investimentos.

Portanto, o objetivo dos gestores é alcançar um equilíbrio entre a disponibilidade de produtos e o atendimento da demanda. Para atingir esse resultado, a adoção de ferramentas eficientes é um fator primordial.

Quais ferramentas para controle de estoque oferecem melhores resultados?

Controle de estoque

Existem diversas formas de gerenciar o estoque, seja por meio de processos internos, seja por meio do gerenciamento de estoque conduzido pelo fornecedor. Isso representa um avanço importante para garantir a otimização dos resultados.

1. Etiquetas e códigos de barras

A utilização de código de barras no comércio varejista é ampla. O que poucas pessoas sabem é que a sua aplicação na indústria também pode ser bem-sucedida.

O seu funcionamento inclui a utilização de leitores de códigos de barras que são acionados quando os itens entram no estoque e são registrados no sistema. O mesmo ocorre no momento da saída, no qual há a baixa do material. Esse método torna o controle mais preciso e ágil, evitando erros nos registros.

2. Just in time

Esse método de controle de estoque teve origem na Toyota e foi desenvolvido entre as décadas de 1960 e 1970. Esse período foi marcado pela recuperação do Japão após a Segunda Guerra Mundial, portanto, havia a necessidade de racionalizar recursos e evitar o desperdício de materiais.

O just in time envolve todo o processo de abastecimento, pois determina que a reposição de insumos deve ocorrer somente quando necessário. Essa medida evita o acúmulo de materiais armazenados e reduz os custos para a sua manutenção.

3. Sistema de gestão integrada

Como o objetivo da gestão do estoque é acompanhar a quantidade disponível, tanto de matérias-primas como de mercadorias acabadas, a sua precisão é fundamental. Por isso, os sistemas de ERP, cuja sigla significa Enterprise Resource Planning, ou Sistema Integrado de Gestão Empresarial, foram desenvolvidos para essa finalidade.

A palavra-chave aqui é integração, com isso, é possível:

  • cadastrar materiais e fornecedores;
  • calcular a margem de lucro sobre os custos;
  • registrar as entradas e saídas de materiais;
  • contabilizar o custeio de aquisição de insumos.

Controle de estoque

Enquanto os controles manuais ainda são amplamente utilizados, os sistemas informatizados agilizam os processos e organizam as informações.

É importante destacar que todas as ferramentas para controle de estoque citadas neste post são compatíveis com o Vendor Managed Inventory (VMI). Se a sua indústria oferece esse tipo de serviço aos clientes, pode-se, inclusive, combinar mais de um método para personalizar o atendimento.

Continue aprimorando os seus conhecimentos logísticos. Confira o nosso post sobre a relevância estratégica da logística interna da empresa!

A ORBIT Logistics é um dos principais fornecedores mundiais de soluções de gerenciamento de estoque (VMI – Vendor Managed Inventory e SCM – Supply Chain Management) e aquisição de dados em tempo real.

Nossa empresa, fundada em 2003, fornece um sistema modular para gerenciamento e automação da cadeia de suprimentos, atendendo clientes globais a partir de escritórios em Leverkusen (Alemanha), Atlanta (EUA), São Paulo (Brasil) e Shanghai (China). Uma equipe altamente qualificada, composta por mais de 40 engenheiros e técnicos, oferece soluções “turn key” personalizadas para gestão e monitoramento de processos.

Se você quer ter acesso a mais conteúdos como esse, siga as nossas páginas no Facebook e no Linkedin para manter-se atualizado sobre as principais novidades do setor ou entre em contato conosco!

POSTS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *