3 dicas para contratar os melhores profissionais para a logística empresarial 3 dicas para contratar os melhores profissionais para a logística empresarial

3 dicas para contratar os melhores profissionais para a logística empresarial

4 minutos para ler

As carreiras que operam com a movimentação de materiais, a logística e a gestão da cadeia de suprimentos nem sempre têm sido as mais escolhidas pelos engenheiros, administradores e os outros profissionais que têm formação acadêmica que lhe traga capacidade para trabalhar em tais circunstâncias. Contudo, não só o crescimento da importância deste segmento, bem como a ampliação das tecnologias aplicáveis e das remunerações para os profissionais que venham a optar por tais serviços têm começado a surtir efeito no mercado, capturando cada vez mais os melhores e mais brilhantes talentos de diferentes graduações e formações técnicas.

Se você tem tido dificuldade para encontrar profissionais altamente gabaritados para lidar com o setor de logística empresarial de sua organização, veja alguns fatores que você deve levar em conta, além da formação, na hora de contratar os profissionais que farão parte de sua equipe.

Busque pessoas que gostem de resolver problemas

Ser bom em matemática é um pré-requisito para as especialidades de engenharia, e facilita em muito a vida de quem faz administração, por exemplo, entre outras ciências que poderiam ser aproveitadas no meio logístico. Porém, mais que isso, o profissional que vai atuar no campo da logística empresarial tem que se sentir confortável e animado para resolver problemas. Dentro dessa indústria, é comum o trabalho sob pressão e a necessidade de tomar decisões rápidas e de grande responsabilidade diante de inúmeros fatores, chegando-se a soluções eficazes para eventuais adversidades ou necessidades de otimização.

Analise o entusiasmo pessoal com o segmento

É importante ter conhecimento peculiar para trabalhar na área e se preparar para manter-se em alto nível em relação às capacitações necessárias para ser um bom profissional de logística empresarial. Esta parte técnica e de habilitação é de suma importância, mas é preciso analisar se o candidato que pretende a vaga na sua empresa tem entusiasmo pelo que faz e pelo que vai fazer. Esse ânimo será um diferencial relevante quando sua disposição e dedicação forem mais solicitadas dentro da empresa. Isso sem falar que as pessoas que trabalham com prazer e entusiasmo pela sua profissão costumam ser bem mais eficientes.

Observe o grau de engajamento com os projetos

Vale a pena não ficar preso apenas às entrevistas padrão e levar os candidatos aos armazéns e outros setores da empresa. Veja como eles aparentam diante dos projetos e ocorrências que lhes são apresentadas, os gráficos, os relatórios. Converse com eles, e considere seus níveis de real interesse por tudo o que está sendo mostrado.

A parte mais difícil do trabalho — e talvez seja este o maior desafio para uma empresa que está tentando atrair os jovens com entusiasmo e mais engajamento — é capturar e reter os talentos em seu quadro de funcionários pelo maior tempo possível, de modo que trabalhem para a sua organização dentro das possibilidades momentâneas de pagamento e infraestrutura. Os bons profissionais, vale dizer, em geral têm amplo destaque rapidamente e passam a ser disputados também pelas outras empresas no mercado. Como você tem feito a seleção dos profissionais para trabalharem nas áreas de logística empresarial na sua organização? Quais características você tem buscado, e quais são os resultados alcançados? Conte para nós suas experiências!

 

 

ORBIT Logistics é um dos principais fornecedores mundiais de soluções de gerenciamento de estoque (VMI – Vendor Managed Inventory e SCM – Supply Chain Management) e aquisição de dados em tempo real.

Nossa empresa, fundada em 2003, fornece um sistema modular para gerenciamento e automação da cadeia de suprimentos, atendendo clientes globais a partir de escritórios em Leverkusen (Alemanha), Atlanta (EUA), São Paulo (Brasil) e Shanghai (China). Uma equipe altamente qualificada, composta por mais de 40 engenheiros e técnicos, oferece soluções “turn key” personalizadas para gestão e monitoramento de processos.

Para mais informações:

ORBIT Logistics Brasil
www.orbitlog.com.br
dante@orbitlog.com.br

Tel.: (11) 3796-1755 / 1756
Cel.: (11) 96420-1701

Posts relacionados

Deixe um comentário