​Veja 3 vantagens do Supply Chain Management para pequenas empresas

4 minutos para ler

Você sabe o que é o supply chain management? Em português, o termo quer dizer “gestão da cadeia de suprimentos”. Isso significa que há todo um trabalho de logística e gestão para proporcionar um ecossistema de fornecimento de produtos indispensáveis ao correto funcionamento da empresa.

Isso gera impactos diretamente no processo produtivo, melhorando diversos aspectos operacionais. O pequeno empresário também pode se beneficiar com o uso dessa estratégia. Pensando nisso, preparamos este material para demonstrar como o supply chain management para pequenas empresas pode auxiliar no crescimento do seu negócio.

Então, quer descobrir tudo isso e muito mais? Confira a leitura do artigo até o final!

 

Qual a relação entre o supply chain management e a logística?

Primeiramente, é importante ressaltar que esses 2 setores estão intimamente relacionados. Isso porque a logística integrada é a base para o desenvolvimento do supply chain management. Antigamente, muitos empresários encaravam isso apenas como uma cadeia de suprimentos importante para a empresa.

Contudo, hoje em dia é possível perceber como uma rede complexa integrada é envolvida na criação do produto final. Em primeiro lugar, é preciso entender que a logística e o supply chain management não são o mesmo processo.

A logística é encarregada do transporte, armazenamento e gestão das mercadorias. Por outro lado, o supply envolve toda a cadeia, desde a extração da matéria-prima até a elaboração do produto final. Dessa forma, é possível perceber como o supply chain management para pequenas empresas é algo maior dentro de uma cadeia de gerenciamento logístico.

 

Como o supply chain management contribui para o crescimento de uma empresa?

Essa dúvida é muito importante. A aplicação correta das estratégias de gestão possibilita uma redução significativa de custos, impactando diretamente nos resultados financeiros da empresa. A seguir, listamos 3 vantagens competitivas desse modelo!

 

  • 1. Redução de custos

Como já foi dito, o supply chain management possibilita a adoção de condutas assertivas e profissionais na gestão de suprimentos e outros fatores associados. Com isso, despesas adicionais e sobras de produção diminuem significativamente, de modo a reduzir os custos.

 

  • 2. Aumento dos lucros

Fica fácil entender que, com menos custos, maiores são os lucros da atividade. Essa é exatamente uma das maiores vantagens competitivas da adoção do supply chain management para pequenas empresas.

 

  • 3. Melhor experiência dos consumidores 

Promover uma boa jornada de compra fideliza os clientes e favorece o crescimento orgânico da empresa. Lembre-se que os clientes são a peça fundamental para que uma empresa cresça e prospere no seu nicho de atuação.

Ao longo do texto, foi possível compreender um pouco mais de como o supply chain management pode ser vital para uma empresa. Contar com a ajuda de profissionais experientes no assunto pode ser uma estratégia vencedora no competitivo mercado nacional. É muito interessante analisar a contratação de uma consultoria especializada para ajudar no processo.

Já pensou em ter uma equipe técnica com mais de 15 anos de experiência no mercado ao seu dispor? Entre em contato agora mesmo com nossos consultores para traçarmos a melhor estratégia ao seu negócio. Perceba, na prática, como supply chain management para pequenas empresas é vital!

 

ORBIT Logistics é um dos principais fornecedores mundiais de soluções de gerenciamento de estoque (VMI — Vendor Managed Inventory e SCM — Supply Chain Management) e aquisição de dados em tempo real.

Nossa empresa, fundada em 2003, fornece um sistema modular para gerenciamento e automação da cadeia de suprimentos, atendendo clientes globais a partir de escritórios em Leverkusen (Alemanha), Atlanta (EUA), São Paulo (Brasil) e Shanghai (China). Uma equipe altamente qualificada, composta por mais de 40 engenheiros e técnicos, oferece soluções “turn key” personalizadas para gestão e monitoramento de processos.

Para mais informações:

ORBIT Logistics Brasil
www.orbitlog.com.br
dante@orbitlog.com.br

Tel.: (11) 3796-1755 / 1756
Cel.: (11) 96420-1701    

Posts relacionados

Deixe uma resposta