Por que entender a diferença entre Logística Inbound e Outbound? Primeira coisa de tudo, para organizar e mensurar o desempenho de uma cadeia de suprimentos é preciso conhecer os processos a fundo, para então buscar aprimorá-los. Essa é a importância de entender as diferenças, para adotar as melhores estratégias de acordo com as necessidades de cada área.
Nesse artigo, vamos explicar as definições e as diferenças de logística inbound e outbound, além de dar algumas dicas de como extrair o melhor de cada uma delas. Curioso para saber mais? Então continue a leitura!
Entenda o que é Logística Outbound e Outbound
É bem provável que você já tenha uma ideia de como funcionam esses processos logísticos e só não saiba a definição ao certo do que é a Logística Inbound e Outbound. De forma prática, inbounddo inglês significa entrada, ou na tradução mais literal, dentro dos limites. Sendo assim, logística inbound são as operações que vão desde a matéria-prima até a chegada à fábrica. Ou dos produtos acabados até o centro de distribuição.
Quando falamos de outbound, sua tradução literal é fora dos limites ou saída. Então podemos dizer que a logística outbound refere-se ao movimento dos produtos até ao usuário final.
Quais as diferenças da logística Outbound e Inbound?
Em resumo, a principal diferença entre a logística inbound e outbound, é que a logística de entrada está relacionada aos suprimentos, enquanto o outbound é mais ligado à demanda. Uma outra forma de diferenciar os 2 tipos de logística é analisar quem irá receber os produtos ou mercadorias. Se é a fábrica ou o produtor da mercadoria quem irá receber, então trata-se de um processo de logística de entrada.
Mas se for o cliente final, então é uma operação de logística de saída. A importância em saber diferenciar a logística inbound e outbound está em poder aprimorar o processo levando em consideração as particularidades de cada operação. No próximo tópico veremos como isso é possível.
Melhores práticas para otimizar a logística Inbound e Outbound
Agora que você já entendeu o que é logística inbound e outbound, conheça algumas práticas que contribuem para otimizar essas operações na cadeia de suprimentos.
- Invista numa boa relação com fornecedores e seus terceirizados de transporte, assim você poderá trabalhar com bons prazos, obter melhores condições e reduzir custos;
- Otimize seu estoque com ajuda da tecnologia para não ocupar muito espaço, mas o suficiente para atender a demanda;
- Faça bom uso do sistema de Gestão de armazém (WMS) para uma boa visibilidade da entrada e saída de produtos;
- Reduza os ruídos de comunicação entre departamentos para evitar erros e atrasos;
- Invista na integração das operações para melhor sincronia de toda a cadeia de suprimentos.
Estas são algumas maneiras de otimizar os processos de logística inbound e outbound, mas tudo isso pode ser potencializado com auxílio das tecnologias emergentes.
Procure saber quais são as tendências e soluções para as operações logísticas que são atestadas pelo mercado. Aqui no nosso blog você encontra várias.
A ORBIT Logistics é um dos principais fornecedores mundiais de soluções de gerenciamento de estoque (VMI – Vendor Managed Inventory e SCM – Supply Chain Management) e aquisição de dados em tempo real.
Nossa empresa, fundada em 2003, fornece um sistema modular para gerenciamento e automação da cadeia de suprimentos, atendendo clientes globais a partir de escritórios em Leverkusen (Alemanha), Atlanta (EUA), São Paulo (Brasil) e Shanghai (China). Uma equipe altamente qualificada, composta por mais de 40 engenheiros e técnicos, oferece soluções “turn key” personalizadas para gestão e monitoramento de processos.
Se você quer ter acesso a mais conteúdos como esse, siga as nossas páginas no Facebook e no Linkedin para manter-se atualizado sobre as principais novidades do setor ou entre em contato conosco!
0 comentários