Saiba quais são as 7 características do profissional de logística moderno

4 minutos para ler

Ela já foi considerada como uma área completamente operacional, mas hoje tem papel fundamental no planejamento estratégico da empresa: estamos falando da logística! E não foi apenas o seu papel que mudou: o profissional de logística passou a ter um novo perfil, que vai muito além do conhecimento técnico.

O desenvolvimento da área de logística nas empresas demonstra o aumento de sua importância na participação e contribuição para resultados. Por isso, a necessidade de especialistas qualificados é cada vez maior: basta observar como o perfil dos profissionais buscados nos últimos anos se transformou.

Conheça, a seguir, algumas das características mais buscadas nos profissionais da área:

1. Trabalho sob pressão

A logística é uma área muito dinâmica que exige respostas rápidas a questões do dia a dia. O especialista da área trabalha, muitas vezes, sob pressão e lida com a urgência de determinadas situações. Entregar bons resultados nessas condições é uma das principais características requeridas desse profissional.

2. Graduação

Embora o conhecimento prático (e a experiência) seja muito importante, a capacitação e o embasamento teórico compõem o perfil do profissional que tem maior repertório para a resolução dos problemas. Além disso, ele realiza melhor suas atividades e contribui ativamente para a melhoria dos processos.

3. Dinamismo

O departamento de logística passa longe do cumprimento de rotinas burocráticas. Todos os dias, há situações novas e inesperadas, com problemas que ainda não haviam sido previstos, para serem administradas e resolvidas pelo especialista da área.

Assim, o dinamismo e a flexibilidade são características muito importantes para o perfil desse profissional. Essas habilidades permitem que outras tarefas sejam iniciadas antes que as que estão em andamento sejam finalizadas — e que cada uma delas seja devidamente gerenciada e acompanhada.

4. Comunicação

Comunicação fluida e constante é um dos requisitos do setor de logística — tanto internamente quanto ao se relacionar com outras áreas, com fornecedores e com parceiros. É fundamental, portanto, que o especialista da área se comunique bem e seja capaz de transmitir ideias de forma clara, compreensível e objetiva.

5. Proatividade

Esta é uma característica necessária a qualquer profissional, mas no departamento de logística é essencial saber se antecipar aos problemas, bem como conseguir realizar e resolver suas tarefas sem a necessidade de supervisão constante.

Mais do que buscar fazer mais, é preciso procurar fazer melhor — de preferência de forma inovadora. Com isso, o especialista amplia seu conhecimento e torna-se capaz de resolver problemas mais facilmente. É muito importante, também, que ele compreenda a rotina de outras áreas e como elas interferem em suas atividades.

6. Liderança

O profissional precisa estar preparado para tomar decisões estratégicas e agir como influenciador para obter o melhor da equipe. A facilidade para lidar com os colegas torna o ambiente de trabalho, bem como a relação com o cliente, mais agradável. A satisfação do consumidor terá influência cada vez maior na decisão de compra e na fidelização do cliente.

7. Tecnologia

Ter conhecimento de tecnologia é hoje pré-requisito para qualquer profissional. Na logística, ela está cada vez mais presente e aqueles profissionais que dominam os recursos tecnológicos (com destaque para softwares específicos) certamente vão se destacar.

E aí, você tem essas características? Está preparado para ser um profissional de logística? Conte para a gente nos comentários. Queremos ouvi-lo!

 

ORBIT Logistics é um dos principais fornecedores mundiais de soluções de gerenciamento de estoque (VMI – Vendor Managed Inventory e SCM – Supply Chain Management) e aquisição de dados em tempo real.

Nossa empresa, fundada em 2003, fornece um sistema modular para gerenciamento e automação da cadeia de suprimentos, atendendo clientes globais a partir de escritórios em Leverkusen (Alemanha), Atlanta (EUA), São Paulo (Brasil) e Shanghai (China). Uma equipe altamente qualificada, composta por mais de 40 engenheiros e técnicos, oferece soluções “turn key” personalizadas para gestão e monitoramento de processos.

Para mais informações:

ORBIT Logistics Brasil
www.orbitlog.com.br
dante@orbitlog.com.br

Tel.: (11) 3796-1755 / 1756
Cel.: (11) 96420-1701

Posts relacionados

Deixe uma resposta