O que é Logística Sustentável e qual a sua importância para as empresas

4 minutos para ler

A logística é uma das principais áreas para o bom funcionamento de empresas de todos os tamanhos. Porém, é também uma área que pode gerar diversas agressões ao meio ambiente. Por isso hoje iremos abordar sobre a logística sustentável.

É provável que hoje em dia todas as pessoas saibam que a preocupação com o meio ambiente e o aquecimento global estão cada vez maiores. Pensando nisso diversas empresas estão buscando adotar medidas para a diminuição do impacto ambiental em todos os setores de produção.

E é aí que entra a ideia de uma logística com menos impactos ambientais. A seguir, falaremos sobre o que é qual impacto essas mudanças podem ter para as empresas. Acompanhe.

O que é logística sustentável?

A logística sustentável pode ser definida como uma série de medidas a serem adotadas a fim de reduzir o impacto ambiental causado pelo setor de logística. As empresas estão cada vez mais alinhadas com a preservação ambiental, procurando se aproximar ao máximo da sustentabilidade.

A redução do uso de papel é um exemplo de como as empresas já estão buscando novas formas de incluir a responsabilidade social em suas agendas. A logística sustentável é mais uma maneira utilizada pelas empresas para continuar colaborando com a preservação ambiental.

Os processos logísticos podem gerar diversos resíduos, além de utilizarem transporte emissor de CO² em grande quantidade. A logística sustentável procura formas de reduzir esses impactos, adicionando novas formas de trabalho que levem em conta esse objetivo.

Como é possível implementar uma logística sustentável?

Antes de partirmos para quais medidas podem ser tomadas para a implementação de uma logística sustentável, veja quais são os objetivos principais dessa mudança:

  • Redução da emissão de CO²
  • Aproveitamento dos recursos utilizados
  • Descarte adequado de resíduos
  • Otimização das rotas de transporte

A partir desses objetivos é possível implementar mudanças nos processos logísticos, tais como:

  • Investir em carros mais econômicos e menos poluentes
  • Usar o máximo potencial de armazenamento nas entregas
  • Manter a manutenção dos veículos em dia
  • Reutilizar embalagens e apostar na reciclagem de resíduos
  • Promover a conscientização ambiental dos colaboradores
  • Apostar em tecnologias limpas ao longo do processo logístico

As ideias acima são todas alinhadas com a logística sustentável. A implementação de cada uma delas exige comprometimento de toda a equipe e deve acontecer de maneira planejada. Pode haver uma transição entre o modo logístico atual e a logística sustentável.

Benefícios de utilizar a logística sustentável

Empresas que estão em conformidade com a proteção ambiental saem na frente no mercado de competitividade. Além de estar contribuindo para o futuro das próximas gerações, modificar algumas normas empresariais para modelos sustentáveis pode alavancar as ações e as vendas.

Uma empresa que adota medidas de comprometimento com a causa ambiental, como a utilização da logística sustentável, está deixando explícita sua preocupação com um mundo melhor.

Além disso, adotar mudanças na logística pode melhorar a eficiência dos processos envolvidos e levar a redução de custos, agilidade no sistema de entrega e fidelização de clientes.

Mudanças que transformam

Você acabou de conferir o que é e qual a importância da logística sustentável para as empresas. Essa mudança nas operações empresariais certamente será muito bem vinda em diversos aspectos. Clientes e colaboradores ficarão satisfeitos em fazer parte de um time preocupado com o futuro das gerações.

Além disso, adotar medidas visando a redução do impacto ambiental mostra que as empresas estão preocupadas não só com o futuro, mas com o nosso presente também.

Gostou de conhecer mais sobre este tema? Então, aproveite para assinar a nossa newsletter e receba outros conteúdos interessantes sobre logística!

Posts relacionados

Deixe uma resposta