Gestão de estoque e armazenagem: entenda as diferenças e como otimizar essas tarefas

3 minutos para ler

A logística é muito importante para o sucesso de um negócio, assim, é fundamental conhecer cada uma de suas etapas. A gestão de estoque e de armazenagem são processos diferentes e complementares, sendo muito valiosos para a empresa.

Neste artigo, vamos entender o que é gestão de estoque e armazenagem e mostrar algumas dicas práticas para otimizar esses dois setores. Confira!

O que é gestão de estoque?

A gestão de estoque é o processo responsável por guardar de maneira temporária ou permanente itens semiacabados, matérias-primas ou produtos prontos para consumo. Ela é responsável por cuidar de tudo que envolve esses itens, garantindo a organização, verificando os prazos de validade e dando o suporte necessário de acordo com as necessidades da empresa. A falta ou o excesso de produtos indica uma administração deficiente nesse setor. Confira algumas estratégias para otimizar esse processo!

Mantenha a organização

A organização é essencial para a gestão de estoque, sendo importantíssimo criar um layout que seja eficaz. Desse modo, é possível garantir que nenhum produto seja danificado por ser guardado de modo errado, além de assegurar a otimização dos processos.

Reabasteça de forma eficiente

Reabastecer o estoque de forma eficiente traz diversos benefícios, sendo a redução de custos o principal deles. Por isso, dê prioridade para comprar os produtos mais populares, evitando a falta deles.

Conte com um sistema de gestão

Contar com um sistema de gestão é imprescindível para otimizar as atividades desse setor. Os materiais devem ser contabilizados para apurar os custos envolvidos e estimar o preço de venda para o mercado consumidor. Além disso, é preciso manter os níveis de estoque no nível correto, evitando as faltas e os desperdícios.

O que é armazenagem?

A armazenagem é um processamento mais complexo, que envolve a gestão de estoque. Ela engloba procedimentos logísticos, como a distribuição de mercadorias, fluxo de produtos, tipos de embalagens, métodos de carregamento. Portanto, ela se refere a todas as atividades dos pontos de distribuição de mercadorias e materiais. Saiba como otimizar esse processo!

Invista em infraestrutura

Para que todas as operações funcionem de forma correta, é essencial que se invista na infraestrutura. Racks, paletes, estantes e outros recursos são relevantes e devem ser adquiridos de acordo com as necessidades do seu negócio.

Controle as entradas e saídas

Registrar e controlar todas as entradas e saídas de mercadorias também fazem parte das atribuições desse setor. Isso ajuda a diminuir as perdas e os desperdícios, aumentando, consequentemente, o lucro.

Dê espaço para a automatização

A automatização traz diversos benefícios para os processos de armazenagem, gerando mais agilidade e precisão para as atividades. Portanto, vale a pena avaliar quais etapas podem ser automatizadas e dar espaço para a tecnologia.

Neste artigo, apresentamos a diferença entre gestão de estoque e armazenagem, além de algumas dicas para otimizar esses processos. A eficiência nesses setores é fundamental para o sucesso da empresa. Logo, vale a pena investir nos melhores equipamentos e em estratégias inovadoras para melhorar os resultados.

Gostou de conhecer mais sobre este tema? Então, aproveite para assinar a nossa newsletter e receba outros conteúdos interessantes sobre logística!

Posts relacionados

Deixe uma resposta