Entenda quais são os desafios da logística internacional e como superá-los! Entenda quais são os desafios da logística internacional e como superá-los!

Entenda quais são os desafios da logística internacional e como superá-los!

4 minutos para ler

Não é de hoje que sabemos que o Brasil é um grande importador e exportador para o comércio exterior. Os desafios da logística internacional é um dos temas mais recorrentes e falados atualmente, devido à demanda por mais espaço de atuação e o comprometimento de autoridades que compreendam não só a legislação estrangeira, mas como organizar a cadeia de operação nacional.

Por isso, elaboramos um post sobre os desafios da logística internacional e como superá-los! Confira!

Falta de Investimento nos portos brasileiros

Um dos maiores desafios da logística internacional para o Brasil crescer na exportação é o investimento em portos e rodovias que cortam o país. Mesmo que haja alguns portos construídos e rodovias sendo interligadas, a falta de investimento e também o atraso nas obras só faz com que o Brasil não seja alvo de maiores projeções. De acordo com pesquisas, em 2050, o Brasil será um dos maiores líderes de importação e exportação. Daí, a necessidade de construir berços de atracação.

Falta de conhecimento

Um fato interessante é que um dos fatores que impedem os brasileiros investirem mais na logística internacional é a falta de conhecimento na legislação de outros países e o custo de envolvido na operação de saída e entrada de mercadoria.

As normas de importação e exportação de cada país são muito específicas, já que configuram um modelo de gestão único. Por isso que, para vencer esse desafio, é necessária maior acessibilidade a esse conhecimento, fornecendo parcerias, cursos, informações e palestras que divulguem mais esse trâmite. Afinal, sem o conhecimento específico, as empresas podem ter mais prejuízo do que lucro.

O mesmo vale para o controle de estoque e como enviá-lo para outros países. É preciso ter em mente que o reabastecimento também está em jogo, principalmente quando se fala no mercado internacional.

Monitoramento e controle

Pela falta de conhecimento, claro que vem a falta de monitoramento. Entretanto, com a ISO, é possível superar este desafio e investir pesadamente nas normas técnicas de como enviar mercadorias e como recebê-las, sem que haja nenhuma fragilidade ou vulnerabilidade no quesito de mercadorias serem contrabandeadas ou trocadas.

A Normatização Internacional da Família 2800, por meio da ISO, criou normas para aumentar a credibilidade da empresa e agregar, consequentemente, o valor do próprio negócio.

Maior Acessibilidade

O que está em jogo é aumentar também a cultura de importação e exportação visando o mercado internacional. Isso quer dizer que o Brasil precisa estar ciente que a logística internacional pode oferecer muitos benefícios ao mercado nacional, como a acessibilidade de outros mercados, por exemplo, promovendo não somente a redução de custos como também o aumento de importação de equipamentos mais modernos, devido justamente a essa acessibilidade e essa abertura, por assim dizer.

Com isso, a vantagem é muito grande, porque o mercado consumidor propriamente dito é mais amplo lá fora, trazendo mais investimentos para o Brasil.

Os desafios da logística internacional são muito específicos, mas, a partir do momento em que se aplica uma importância maior ao assunto, o avanço é constante! Aproveite e assine a nossa newsletter para não perder nenhuma novidade sobre esse e outros assuntos relacionados à logística!

 

ORBIT Logistics é um dos principais fornecedores mundiais de soluções de gerenciamento de estoque (VMI – Vendor Managed Inventory e SCM – Supply Chain Management) e aquisição de dados em tempo real.

Nossa empresa, fundada em 2003, fornece um sistema modular para gerenciamento e automação da cadeia de suprimentos, atendendo clientes globais a partir de escritórios em Leverkusen (Alemanha), Atlanta (EUA), São Paulo (Brasil) e Shanghai (China). Uma equipe altamente qualificada, composta por mais de 40 engenheiros e técnicos, oferece soluções “turn key” personalizadas para gestão e monitoramento de processos.

Para mais informações:

ORBIT Logistics Brasil
www.orbitlog.com.br
dante@orbitlog.com.br

Tel.: (11) 3796-1755 / 1756
Cel.: (11) 96420-1701

Posts relacionados

Deixe uma resposta