Desafios logísticos da Indústria Química: quais são e como solucionar

4 minutos para ler

Responsável por um volume de 700 milhões de toneladas de cargas anuais a indústria química tem grande representatividade frente à economia global.

Mas os desafios que produtores químicos enfrentam podem levar à prejuízos de bilhões de reais. 

Aqui neste artigo abordaremos quais os principais desafios de logística para esse setor e apresentaremos possíveis soluções.

Entenda melhor lendo mais a seguir. Boa leitura! 

Os principais desafios de logística da indústria química

Os ganhos de faturamento da indústria química são animadores, no entanto, o Brasil traz grandes desafios nas questões logísticas.

Veja aqui os principais:

1 – Terceirização de fornecedores logísticos para indústria química

Com o intuito de se concentrar somente na produção de matéria prima e reduzir custos, muitas empresas da indústria química optam por terceirizar serviços logísticos.

O desafio é manter a qualidade nos prazos de entrega e preservação dos produtos. 

2 – Falta de segurança no estoque e transporte de carga

A má gestão do estoque acarreta em desperdícios, danos à matéria prima e produtos, e no caso de produtos químicos nocivos, colocam a segurança e saúde de pessoas em riscos. 

Já o transporte de cargas enfrenta a insegurança nas estradas, um dos maiores fatores de perdas financeiras e humanas para a indústria química. 

Segundo relatório de 2019 da NTC&Logística, o Brasil teve mais de 18 mil ocorrências de roubos de cargas, um prejuízo de 1,40 bilhões de reais para o setor.

3 – Complicações na logística de entrega 

Gestão falha, estradas precárias, insegurança nas rodovias e falta de alternativas de transportes intermodais refletem na agilidade e segurança das entregas. 

Outros problemas comuns são os altos custos na logística de transporte, falta de rastreabilidade e comunicação com o cliente.

A boa notícia é que é possível minimizá-los e alavancar a competitividade no setor químico.

Conheça as soluções para a logística da indústria química

Melhor gestão do balanço patrimonial

Para lidar com os problemas de estoque as soluções just-in-time e estoque reduzido apresentam vantagens como agilidade dos processos e redução de custos.

Investimento inteligente nos melhores ativos de logística

Os produtores químicos devem buscar os melhores parceiros e recursos, com serviços e softwares de gerenciamento adequados para atender a demanda de seus clientes. 

Proteção e segurança

O comprometimento na implementação de uma estratégia abrangente de segurança no gerenciamento da cadeia de suprimentos pode ser um diferencial competitivo.

Investimentos em automação logística

automação logística ampara a logística de entrega diminuindo riscos, agilizando processos e facilitando o monitoramento das entregas. 

Vimos como os desafios de trabalhar com terceirizados, questões de segurança de estoque, transporte de cargas e logística de entrega podem causar inúmeros danos.

Melhorar os processos de gestão e investir em recursos que ampliem a efetividade dos procedimentos são possíveis soluções. 

Vale lembrar que antes de adotar qualquer medida, as empresas da indústria química devem analisar, planejar de ponta a ponta e definir as suas necessidades logísticas. 

Dessa forma, serão capazes de avaliar recursos e estratégias mais apropriados a sua realidade e demanda.  

Se você quer ter acesso a mais conteúdos sobre o gerenciamento de processos logísticos, siga as nossas páginas no Facebook e no Linkedin para manter-se atualizado sobre as principais novidades do setor!

Posts relacionados

Deixe uma resposta