Conheça os 6 principais tipos de sistemas de armazenagem

por | 14/12/2016

4 minutos para ler

Se você é responsável pelos sistemas de armazenagem de uma empresa, sabe o quanto essa tarefa é difícil. Você precisa estar permanentemente em contato com a produção e com o estoque, pois não há necessidade de produzir o que já tem, mas também não se pode deixar faltar produtos. Gerir um estoque pode se tornar um trabalho árduo.

Por isso, neste post vamos apresentar os 6 principais tipos de armazenagem para te ajudar a organizar e facilitar o seu trabalho. Vamos conhecer cada um deles?

Tipos de armazenagem

Tipos de armazenagem

1 – Racks

Os racks, também conhecidos como pallet-racks, são usados para organizar a produção das empresas. O emprego de racks permite aproveitar a altura disponível no prédio, no galpão logístico ou nas demais instalações das empresas.

É importante saber que você pode empilhá-los e transportar os produtos sem transferir o peso para as mercadorias através de equipamentos de elevação e transporte. Existem diferentes tipos de racks. Basta escolher aquele que esteja adequado à empresa que você trabalha e ao produto estocado.

2 – Sistemas de Armazenagem WMS

WMS no inglês significa Warehouse Managament System. Em português, é conhecido como Sistema de Armazenamento WMS ou Sistema de Gerenciamento de Armazenagem.

O WMS é gerido por um software que permite administrar e rastrear todos os processos de movimentação dos produtos em estoque. É o tipo de procedimento que permite otimizar espaços não utilizados no setor de estoques.

3 – Estantes

3 – Estantes - Tipos de armazenagem

Esse também é um dos tipos de armazenagem, na versão estantes, há dois modelos: as leves e as cantilever. A primeira, como o próprio nome já diz, serve para estocar cargas marcadas como baixas e que são menos usadas, como caixas e minicontenedores. A capacidade dividida por prateleira de armazenamento leve alterna entre 50 e 300 quilos.

Como as prateleiras são produzidas em função da carga e das dimensões a serem utilizadas, eventualmente pode ocorrer procedimentos que ajudam a reforçar o equipamento para que haja aumento gradual da capacidade de cada prateleira.

Já os modelos cantilever são a solução ideal para quando é preciso armazenar cargas de grandes dimensões e com pesos elevados como barras, perfis de metal, tubos e placas de madeira. As estantes cantilever são grandes e resistentes.

4 – Porta Pallets Convencional

É um dos sistemas de armazenagem mais conhecido no mercado. Pesados e estáticos, os pallets são armazenados individualmente por empilhadeiras que se movimentam nos corredores. Na grande parte, é usado para cargas já inseridas em pallets. Porém, também servem para itens variados, como bobinas, chapas e caçambas.

 

Leia também: Conheça as normas da ABNT para armazenagem

 

5 – Silos Armazenadores

A função do silo armazenador é permitir que o produto seja estocado sem sofrer deterioração. Sendo assim, a empresa não precisa comercializar todo o produto imediatamente, já que a duração é conservada.

6 – Tanques de Armazenamento

O tanque é semelhante a um reservatório, ou seja, é um recipiente para armazenar fluídos. Pode ter dimensões variadas e ser construído de acordo com as características do produto a ser armazenado.

Tanques de Armazenamento

Neste post você conheceu os 6 principais tipos de sistema armazenagem na logística. Agora é hora de analisar quais deles servem para a empresa que você trabalha. Ficou com alguma dúvida? Comente aqui no post, nós te ajudaremos a resolvê-la.

Gostou de saber mais sobre sistemas de armazenagem? Então conheça o Portal VMI/ORBIT Logistics.

 

A ORBIT Logistics é um dos principais fornecedores mundiais de soluções de gerenciamento de estoque (VMI – Vendor Managed Inventory e SCM – Supply Chain Management) e aquisição de dados em tempo real.

Nossa empresa, fundada em 2003, fornece um sistema modular para gerenciamento e automação da cadeia de suprimentos, atendendo clientes globais a partir de escritórios em Leverkusen (Alemanha), Atlanta (EUA), São Paulo (Brasil) e Shanghai (China). Uma equipe altamente qualificada, composta por mais de 40 engenheiros e técnicos, oferece soluções “turn key” personalizadas para gestão e monitoramento de processos.

Para ter acesso a mais conteúdos como esse, siga nos no Linkedin para manter-se atualizado sobre as principais novidades do setor! Até a próxima!

POSTS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *