6 Erros que geram Excesso de Estoque

4 minutos para ler

O excesso de estoque é um problema muito comum em diversas empresas. Contudo, esse problema pode prejudicar as vendas e comprometer o bom funcionamento das outras áreas.

Mesmo com uma boa comunicação interna, o estoque a mais do que o necessário pode ser fruto de diversos erros na empresa.

Não sabe quais são os erros que contribuem com o excesso de estoque? Nós falaremos. Confira e anote as dicas para não ter prejuízos a longo prazo.

O que é o excesso de estoque?

Quando falamos de excesso de estoque estamos apontando para aqueles produtos que estão armazenados, porém, sem previsão de venda ou despacho. Isso pode gerar diversos problemas logísticos e financeiros para a empresa.

Diversos fatores podem levar um estoque a ficar com mais produtos do que o necessário. Para evitar esse tipo de problema, é fundamental estar atento às demandas, vendas e ao armazenamento correto das caixas.

O excesso de estoque é um capital que está parado, podendo gerar prejuízos e ocupando um lugar que poderia estar sendo utilizado por um produto com maior demanda. A comunicação entre as áreas internas da empresa pode ser uma boa saída para evitar o estoque em excesso.

Para auxiliar você a descobrir as possíveis causas do excesso de estoque, separamos 6 erros comuns que podem estar intimamente ligados a formação desse estoque excedente. Confira.

6 erros ligados ao excesso de estoque

1 – Falhas na comunicação interna

Quando o setor de compra, vendas e estoque não possuem uma boa comunicação, o estoque pode se exceder. Saber quais estão sendo as demandas atuais é fundamental para uma compra alinhada com o necessário.

A gestão de estoque pode adquirir produtos a mais quando não tem conhecimento de como andam as demandas dos compradores. Por isso, é indispensável manter todos os setores em contato constante, principalmente os que possuem influência direta na logística.

2 – Problemas no armazenamento

Algumas caixas possuem quantidades maiores de produtos. Ou seja, uma única caixa pode conter 24 unidades de um determinado produto. A entrada no estoque precisa ser cirúrgica ao anotar as quantidades corretas em cada remessa de produto.

Se isso não acontecer, podem haver compras desnecessárias de produtos que ainda estão parados nas prateleiras.

3 – Problemas no inventário

O inventário é responsável por possuir as informações do estoque como entrada, saída, quantidade e localização dos produtos. Um inventário desorganizado ou incompleto pode gerar excedentes no estoque.

4 – Falta de atenção ao giro de estoque

É importante ter o controle dos produtos mais solicitados, os que possuem menos giro de estoque e toda a variação mensal e anual da demanda dos produtos. Comprar produtos em excedente sendo que eles estão com baixo giro é como estocar seu capital sem possibilidade de investimentos em outras áreas.

5 – Queda na demanda de um produto

É possível acontecer uma queda na demanda de algum produto no estoque. Nesses casos, o melhor é apostar numa ação conjunta com o setor de marketing e vendas para pensar em formas de diminuir o excedente.

6 – Falta de investimento em tecnologias

É inegável que o mundo está cada vez mais tecnológico. Muitas dessas inovações podem estar presentes nos diversos setores industriais, inclusive na logística.

Atualmente existem softwares que podem auxiliar em todas as etapas logísticas e da gestão do estoque. Analisar a performance das vendas de um produto e analisar a necessidade de reposição são alguns exemplos de como a tecnologia pode contribuir na diminuição do excedente de estoque.

Administração responsável

Você acabou de conferir 6 erros que podem influenciar no excesso de estoque. Por mais que possa ser desafiador, manter os produtos estocados de forma coerente pode evitar diversos prejuízos para a empresa. Invista sempre em adquirir mais conhecimento sobre gestão de estoque.

Se você quer ter acesso a mais conteúdos sobre o gerenciamento de processos logísticos, siga as nossas páginas no Facebook e no LinkedIn para manter-se atualizado sobre as principais novidades do setor!

Posts relacionados

Deixe uma resposta